Diálogo Brasil debate vantagens e desvantagens da venda de estatais

Publicado em 07/05/2018 - 15:59 Por Da Agência Brasil - Brasília

O programa Diálogo Brasil vai apresentar hoje (7) um debate sobre a retomada do processo de privatizações no país. Os entrevistados são o economista Júlio Miragaia, membro do Conselho Federal de Economia e do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, e o professor de economia da Universidade de Brasília Roberto de Goes Ellery Júnior.

De um lado, Miragaia considera um erro vender estatais para pagar dívida pública. Ele argumenta que o dinheiro logo some e a população fica sem o patrimônio. Ele ressalta a importância de se preservar a capacidade do Estado de induzir o desenvolvimento nacional.

Já Ellery sustenta que o uso político das estatais é uma particularidade brasileira que torna as empresas ainda mais privatizáveis aqui do que em outros países. O professor também destaca que o maior potencial de investimento da iniciativa privada pode permitir que os nós sejam desatados para a renovação de setores importantes da economia.

O programa conta ainda com depoimentos em vídeo de outros três economistas: Elena Landau, diretora do BNDES que respondeu pelo Programa Nacional de Desestatização no governo Fernando Henrique Cardoso; Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp que foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no governo José Sarney; e Joísa Campanher Dutra, coordenadora do mestrado profissionalizante em finanças e economia empresarial da Escola Brasileira de Economia e Finanças, da Fundação Getulio Vargas, ex-diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O programa Diálogo Brasil é apresentado pelo jornalista Estevão Damázio e vai ao ar pela TV Brasil toda segunda-feira, às 22h15.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias