Jovem França coloca favoritismo à prova estreando contra a Austrália

Publicado em 15/06/2018 - 09:44 Por Agência EFE - Kazan (Rússia)

O grupo C da Copa do Mundo será aberto neste sábado com a promissora geração da França colocando à prova a condição de uma das favoritas do torneio contra a também renovada seleção da Austrália.

As duas equipes farão o primeiro jogo do dia, às 7h (de Brasília), na Kazan Arena, em Kazan, pela chave que ainda terá o Peru enfrentando a Dinamarca no complemento da rodada. 

O grande destaque da equipe francesa é a decisão do técnico Didier Deschamps de escalar uma equipe mais ofensiva. O trio de ataque terá Kylian Mbappé, Antoine Griezmann e Ousmane Dembélé, deixando no banco Olivier Giroud, jogador com mais gols pela seleção entre os convocados, mas que não se entrosou totalmente com a nova geração do time. 

No meio-campo, Corentin Tolisso é outro que representa a nova fase dos 'Blues'. Com 23 anos, ele deve deixar o experiente Blaise Matuidi, de 31, no banco de reservas, para auxiliar N'Golo Kanté e Paul Pogba no setor. 

A novidade na defesa será o lateral-direito Benjamin Pavard, de 22 anos, que aproveitou a má fase de Djibril Sidibé para assumir a posição. Com a mesma idade, Lucas Hernández assume a lateral oposta, e Samuel Umtiti e Raphael Varane fecham o miolo de zaga, com mais experiência, mas não passando dos 25 anos. O goleiro Hugo Lloris é o mais velho da equipe, com 31. 

Teoricamente enfrentando o adversário mais frágil desta primeira fase, a França inicia sua caminhada no Mundial buscando os três pontos para evitar qualquer surpresa em um grupo que não parece ser dos mais complicados. Já os australianos tentarão segurar os cabeças de chave com um time que não depende mais do veterano Tim Cahil. Pelo menos como titular. 

O jogador mais conhecido dos 'Socceroos' está chegando à sua quarta Copa ainda na condição de herói do país, ao ser o autor dos dois gols que garantiram a classificação para o torneio, contra a Síria, na repescagem das Eliminatórias asiáticas. Ele também busca igualar Pelé e os alemães Uwe Seeler e Miroslav Klose como os únicos a marcarem em quatro Mundiais seguidos. 

Só que a idade avançada (38 anos) e a má condição técnica após uma temporada sendo reserva no Millwall, da segunda divisão do Campeonato Inglês, o fizeram perder a condição de titular para Tomi Juric. 

O técnico holandês Bert van Marwijk emplacou uma mentalidade de jogo diferente do antecessor Ange Postecoglou, que deixou o comando da seleção em novembro, se inspirando no Atlético de Madrid. 

"Tentamos ser mais ordenados e disciplinados, pressionando forte em cima e não mudando a nossa forma de jogar de acordo com o rival", explicou o meio-campista Jackson Irvine em coletiva de imprensa antes do confronto. 

Van Marwijk foi o responsável por levar a Holanda à decisão da Copa do Mundo 2010, mas sabe que tem um time bastante diferente nas mãos. Por isso, vai com o esquema 4-5-1, dando prioridade ao setor defensivo e apostando em um time mais jovem, com apenas o zagueiro Mark Milligan e o capitão Mile Jedinak superando os 30 anos de idade.

Prováveis escalações:.

França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti, Hernandez; Tolisso, Kanté, Pogba; Mbappé, Dembelé e Griezmann. Técnico: Didier Deschamps

Austrália: Ryan; Ridson, Millingan, Sainsbury, Behich; Jedinak, Mooy, Luongo, Leckie, Nabbout; e Juric. Técnico: Bert van Marwijk. 

Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai), auxiliado pelos compatriotas Nicolas Taran e Mauricio Espinosa.

Estádio: Kazan Arena, em Kazan.

Últimas notícias