Aos gritos de bicampeã, franceses comemoram vitória no Rio

Seleção francesa venceu a Croácia por 4 a 2

Publicado em 15/07/2018 - 14:20 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil* - Rio de Janeiro

O bicampeonato mundial da França na Copa do Mundo foi muito comemorado por franceses e brasileiros que torciam pelo time contra a Croácia, neste domingo (15), no Rio. Uma torcida no início tensa, pela maior iniciativa croata desde o começo da partida, aos poucos foi se soltando e vibrando com o time da França.

Reunidos na sede da Aliança Francesa, em Botafogo, cerca de 70 pessoas viram a convincente vitória francesa, aos gritos de “bicampeão”, a partir do quarto gol. “Eu sabia que ia ser difícil, pois a Croácia queria muito ser campeã. Eles tiveram muita garra. Mas a França demonstrou espírito de equipe. É um time novo, que poderá ser tricampeã daqui a quatro anos”, comemorou Thomas Fischi, analista de sistemas, que mora no Brasil há seis anos.

“Foi fantástico. No início do jogo, não gostei muito, porque a França estava meio devagar. Mas depois ela acelerou e foi muito bonito. Foram seis gols na partida”, disse a professora de francês Violene Muller.

Torcedores franceses se reúnem para assistir a final da Copa do Mundo 2018 em telão, no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, torcedores comemoram vitória da França na final da Copa do Mundo 2018 - Tânia Rego/Agência Brasil

 

Mesmo com a derrota, a Croácia foi lembrada pelo heroísmo e garra em campo, no melhor estilo da diplomacia francesa, pelo diretor de marketing da Aliança, Luiz Carvalho. “Já foi uma vitória a Croácia chegar à final, um verdadeiro ato de heroísmo”, disse Luiz.

Enquanto a torcida vibrava na frente dos dois telões instalados dentro do prédio, na calçada, o peruano Claudio Alberto Pariona vibrava com suas vendas de bandeiras, chapéus e camisetas com as cores francesas, que estavam ajudando a reduzir o prejuízo que ele teve com os produtos verde-amarelo, que encalharam após a desclassificação do Brasil.

“O Brasil me deu o maior prejuízo. Ficou tudo encalhado. Perdi quase R$ 4 mil. Agora é comemorar com a França”, disse o camelô.

Torcida da Croácia

Pela primeira vez em uma final de Copa, a torcida croata esperava levar o troféu do Mundial da Rússia. Em São Paulo, a comunidade croata se reuniu na Sociedade Amigos da Dalmácia, reduto dos croatas na cidade, localizada no tradicional bairro da Mooca para assistir ao jogo. Cerca de mil pessoas estiveram no local vendo a disputa.

De acordo com a Sada, há cerca de 45 mil croatas e brasileiros de origem croata, e eles estão radicados em sua maioria no estado de São Paulo. Os croatas começaram a chegar ao Brasil no início do século XX e a trabalhar, em sua maioria, em fazendas de café antes de fixarem-se na cidade de São Paulo.

* Colaboraram Ludmila Souza, de São Paulo, e TV Brasil 

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias