Jovens da mesma família presos no Rio devem ser soltos ainda hoje

Eles foram detidos na 2ª feira durante operação na Zona Norte

Publicado em 23/08/2018 - 13:53 Por Agência Brasil - Rio de Janeiro

Três dos quatro jovens de uma mesma família, que foram presos na segunda-feira durante ação das forças militares na zona norte do Rio, devem ser liberados ainda hoje (23). A informação é da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que obteve liminar na Justiça. A defensora Bruna Dutra disse que "a prisão se deu com base em troca de mensagens sobre a operação, feita pelos jovens por meio de um aplicativo de celular”.

Douglas Marcio Santos do Nascimento, Marcus Vinícius e Marcio Santos Soares estavam em casa qando foram presos sob a acusação de associação ao tráfico e corrupção de menores, já que havia dois adolescentes no local, pertencentes à família. Segundo Bruna, a revista na residência e a violação das conversas realizadas por meio do celular foram feitas sem autorização judicial. Os jovens alegaram que estavam avisando a amigos e parentes sobre o início da operação, e não a traficantes da comunidade. 

“Os policiais violaram o sigilo telefônico dos aparelhos de celular encontrados. Destacamos, no pedido, que todos os detidos eram integrantes de uma mesma família, que se encontravam recolhidos em sua residência, em razão da operação que ocorria na comunidade, motivo pelo qual não havia qualquer justificativa legal para a violação do domicílio e do sigilo dos dados telefônicos, sem a devida autorização judicial, muito menos para a prisão em flagrante”, ressaltou a defensora, em nota. 

A Defensoria Pública visitou as comunidades da Maré e do Alemão na terça e na quarta-feira. A revista nos celulares foi a principal queixa dos moradores.

Setenta pessoas foram presas durante a operação militar. Cinco suspeitos e três militares morreram.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias