Diálogo Brasil debate subutilização de hidrovias no país

Publicado em 26/11/2018 - 07:00 Por Agência Brasil - Brasília

O país tem 12 grandes bacias hidrográficas, com rios extensos e volumosos, mas usa as rodovias para transportar mais de 60% das cargas e as ferrovias para levar outros 21%, cabendo apenas 13% às hidrovias. Para debater a subutilização do transporte hidroviário, o programa Diálogo Brasil entrevista nesta segunda-feira (26) o coordenador-geral de Informação da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário do Ministério dos Transportes, Antonio Maurício Ferreira Netto, e a coordenadora de Desenvolvimento de Transportes da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Fernanda Rezende.

Além da vantagem do frete mais barato, com a redução dos custos das empresas com logística, os dois convidados destacam os ganhos ambientais com o uso das hidrovias, inclusive como meio de ajudar o Brasil a cumprir as metas do Acordo de Paris. Citam, ainda, a geração de emprego e renda e a capacidade desse meio de transporte de induzir o crescimento local e regional com a abertura de portos e promover a difusão de conhecimento. A representante da CNT, contudo, cobra regras mais claras e segurança jurídica para atrair investimento privado. Antonio Netto reconhece as restrições orçamentárias do país no momento, mas diz ser preciso buscar fontes de recursos, ao citar as experiências da Europa e dos Estados Unidos.

A falta de investimentos no setor é uma queixa também do presidente da Fenavega, a Federação Nacional das Empresas de Navegação, Raimundo Holanda e Filho, que participa do programa, por meio de depoimento gravado. Da mesma forma, o coordenador-geral de Infraestrutura e Logística para a Agropecuária, Carlos Alberto Nunes Batista, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fala das hidrovias na Amazônia, e o assessor especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Palmínio Altimari, tece considerações sobre projetos relacionados à Hidrovia Tietê-Paraná. Com apresentação do jornalista Maranhão Viegas, o Diálogo Brasil vai ao ar toda segunda-feira, às 22h15, pela TV Brasil.

    

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias