Vale do Ribeira tenta evitar disseminação da febre amarela

Região no sul de São Paulo registra casos suspeitos da doença

Publicado em 16/01/2019 - 17:14 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo 

Os municípios da região do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo e leste do Paraná, estão reforçando as ações de vacinação devido às suspeitas de ocorrência de febre amarela. Ao menos um caso foi confirmado em Eldorado (SP), segundo a prefeitura do município. A mulher de 34 anos foi encaminhada para o hospital de Pariquera–Açu (SP), onde permanece internada.

Em Iporanga (SP), a Vigilância Sanitária municipal informou que está realizando a imunização casa a casa em alguns bairros mais expostos. Segundo o órgão, foram encontrados macacos mortos em várias regiões do município. Porém, não foi confirmado que a infecção pela febre amarela matou os animais. A Unidade Básica de Saúde da cidade terá o horário de funcionamento estendido até as 19h hoje (16) e amanhã (17) para facilitar a vacinação.

A situação é parecida em Eldorado. Foram encontrados macacos mortos em diversas partes do município, mas também não foi confirmado que a doença tenha sido a causa das mortes. A morte de um homem de 60 anos está sob investigação do Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista. Outros cinco casos suspeitos também estão sendo atendidos o Hospital Regional de Pariquera–Açu. A prefeitura tem solicitado aos moradores da cidade que se vacinem para evitar a contaminação.

O Vale da Ribeira abrange 31 municípios, sendo nove paranaenses e 22 paulistas, e uma população de cerca de 481 mil habitantes. A região abriga cerca de 61% da mata atlântica remanescente no Brasil, além de áreas de restinga e manguezais.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias