Rio entra em estágio de atenção após forte calor e chuva de granizo

Publicado em 25/02/2019 - 18:51 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A sensação térmica no Rio de Janeiro bateu recorde do ano de 2019, com 53,5°C em Santa Cruz, na zona oeste, às 13h15. Antes, os recordes de sensação térmica na rede de estações meteorológicas do Alerta Rio tinham sido em fevereiro de 2015, com 54,9°C, e em dezembro de 2014, com 55°C.

A temperatura máxima atingindo os 41,5º Celsius (ºC), às 15h, na estação meteorológica da prefeitura no bairro de Irajá, na zona norte do Rio. 

De acordo com o Sistema Alerta Rio, o tempo mudou depois das 16h, com rajadas de vento e chuva forte que atingiram, principalmente, a zona norte da cidade, onde choveu granizo nos bairros de Irajá, Vicente de Carvalho e Vila da Penha. As pedras de granizo chegaram a danificar toldos e telhados de algumas casas na região. A força do vento também derrubou árvores em Irajá e em São Cristõvão.

As estações meteorológicas do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram rajadas de vento de 43,6°C, em Jacarepaguá, 46,8º C, na Vila Militar e 50º C, em Marambaia.

Estágio de Atenção

Devido à mudança brusca no tempo, o Centro de Operações da prefeitura do Rio de Janeiro informa que o município entrou em  estágio de atenção  às 17h45, por causa dos núcleos de chuva formados pelo calor e a alta umidade. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva moderada a forte em toda a cidade, começando pelas zonas norte e oeste, podendo ser muito forte. Nas últimas horas, houve registro de chuva forte, na zona norte, nos pluviômetros da Defesa Civil.  

O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Mudança no tempo

Para os próximos dias, está prevista uma mudança no tempo. De acordo com o Alerta Rio, a chegada de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no oceano vai ajudar a espalhar áreas de instabilidade, aumentando a possibilidade de chuva e diminuindo o calor nos próximos dias.

Para amanhã (26) , a temperatura máxima deve cair para 36º C. Já no dia seguinte, deve chover o dia todo no Rio de Janeiro e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29º C.

Edição: Sabrina Craide

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.