Polícia Federal deflagra operação para combater fraudes fiscais

Policiais cumprem mandados de busca e aapreensão em Florianópolis

Publicado em 30/05/2019 - 07:36 Por Agência Brasil - Brasília

A Polícia Federal, em uma ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou na manhã de hoje (30) a Operação Alcatraz para combater fraudes fiscais praticadas por dois grupos empresariais que “atuam na prestação de serviços a órgãos públicos adquirindo notas frias de empresas inexistentes (as conhecidas noteiras), para dissimular o pagamento de propina a agentes públicos.

A investigação identificou R$ 100 milhões em créditos tributários em nome dos diversos contribuintes que participavam do esquema de pagamento de propinas. Segundo a Receita, também foram identificadas empresas usadas para lavagem de dinheiro, que atuam para esquentar valores desviados adquirindo patrimônio, quase sempre em nome de "laranjas".

Os policiais estão cumprindo  11 mandados de prisão, sendo 7 preventivas e 4 temporárias; 42 de busca e apreensão, autorizados pela 1ª Vara Criminal da Justiça Federal de Florianópolis, em Santa Catarina. Além disso, também estão sendo cumpridas ordens judiciais de sequestro de bens e valores dos suspeitos. Os mandados estão sendo executados em endereços dos investigados na Grande Florianópolis. Participam da operação 45 auditores-fiscais e analistas tributários.

Atualizada às 11h55 para acréscimo de informações

Ouça a reportagem da Rádio Nacional: Operação Alcatraz: Polícia Federal investiga fraudes fiscais em Florianópolis


 

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias