Digite sua busca e aperte enter

Ponte Casa verde Jornalista Walter Abrahão, Marginal Tietê, zona oeste de São Paulo. Rovena Rosa/Agência Brasil

Compartilhar:

Prefeitura libera tráfego de veículos na Ponte da Casa Verde em SP

Publicado em 22/05/2019 - 21:23

Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil São Paulo

A prefeitura da capital paulista liberou hoje (22) o tráfego de veículos na faixa da direita da Ponte da Casa Verde, na Marginal Tietê, no sentido do centro. A interdição parcial da estrutura ocorreu em 21 de fevereiro após a ponte ter sido atingida por dois caminhões em menos de 48 horas. Os veículos tinham altura que excedia o permitido no local.

A obra na ponte foi feita de forma emergencial. De acordo com a prefeitura, a interdição se baseou no relatório técnico elaborado pela Engeti Consultoria e Engenharia, contratada para fazer o laudo estrutural da ponte. A empresa Preserva Engenharia ficou responsável pelos serviços de recomposição das duas vigas danificadas, trabalho que acaba de ser concluído.

Ponte Casa verde Jornalista Walter Abrahão, Marginal Tietê, zona oeste de São Paulo.
Ponte Casa verde Jornalista Walter Abrahão, Marginal Tietê, zona oeste de São Paulo - Rovena Rosa/Agência Brasil

A obra emergencial, que ainda não foi totalmente concluída, custou aos cofres públicos R$ 2,2 milhões. Os recursos são do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito (FMDT). A finalização da obra deverá ocorrer até 15 de junho.

Pontes com problemas

De acordo com a prefeitura, de hoje a 4 de junho começam a ser entregues os laudos estruturais de outras 15 pontes e viadutos que apresentaram problemas no sistema viário da cidade. Os laudos também foram contratados em caráter emergencial desde janeiro. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras fará a análise dos documentos e decidirá quais obras serão executadas.

As 15 pontes são: Casa Verde, Jânio Quadros, Bandeiras, Freguesia do Ó, Cruzeiro do Sul, Tatuapé, Ponte Dutra – acesso Expresso, Ponte Dutra – acesso Marginal, Eusébio Matoso, Cidade Universitária, Cidade Jardim, e os viadutos Gazeta do Ipiranga, Grande São Paulo, General Olímpio da Silveira, Miguel Mofarrej e Carlos Ferraci.

“O laudo irá apontar para Prefeitura se há necessidade de alguma obra emergencial ou não emergencial para garantir a segurança das pessoas que utilizam as pontes e viadutos na cidade”, disse o prefeito Bruno Covas.

Ponte Casa verde Jornalista Walter Abrahão, Marginal Tietê, zona oeste de São Paulo.
Ponte Casa verde Jornalista Walter Abrahão, Marginal Tietê, zona oeste de São Paulo - Rovena Rosa/Agência Brasil

Ministério Público

Em março, o Ministério Público estadual ingressou com uma ação civil pública pedindo intervenções imediatas da prefeitura, incluindo interdições, em todas as pontes e viadutos da cidade de São Paulo que estivessem em situação de “grave risco”. Segundo o MP, as intervenções pedidas podem ser escoramento, redução de carga, interdição parcial ou total. A Justiça rejeitou o pedido do MP, que já recorreu da decisão, e espera nova decisão.

Além da Ponte da Casa Verde, liberada hoje, a ponte da Marginal Tietê, que dá acesso à Dutra, está interditada desde 23 de janeiro após constatação de rompimento de uma viga. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 25 de junho. Na ponte da Freguesia do Ó a faixa da direita, no sentido centro, foi interditada no dia 22 de fevereiro. A interdição ocorreu após a empresa responsável pela elaboração do laudo técnico da ponte constatar que a estrutura estava "suportando peso acima das especificações para qual foi projetada". A previsão é que a obra termine até 13 de junho.

No Viaduto General Olímpio da Silveira foi proibida a circulação de veículos com carga superior a cinco toneladas no viaduto. A estrutura foi atingida inúmeras vezes por caminhões que trafegam com altura superior ao permitido no local.

Edição: Denise Griesinger

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias