Ajuda humanitária chega a famílias afetadas pelas cheias no Amazonas

Operação Enchente já atendeu a 13 mil famílias em 15 municípios

Publicado em 12/06/2019 - 17:42 Por Bianca Paiva - Repórter da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília

A primeira fase da Operação Enchente, no Amazonas, atendeu 13.436 famílias em 15 municípios das calhas dos rios Juruá, Purus e Madeira. As famílias receberam do governo do estado, por meio da Defesa Civil, cestas básicas, kits de higiene e limpeza, redes, mosquiteiros, colchões, jogos de cama, travesseiros e ainda 92 purificadores de água do projeto Salta-Z.

O investimento em insumos foi de mais de R$ 8 milhões. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel Francisco Máximo, o planejamento antecipado da operação permitiu uma resposta rápida à população afetada pela cheia. O atendimento foi em tempo recorde, disse Máximo, citando relatos dos próprios prefeitos. "Essa ajuda costumava chega em agosto, e muitas vezes o volume das águas já estava até baixando. Conseguimos atender 15 municípios de forma rápida, levando ajuda humanitária. Neste ano, de forma inovadora, levamos purificadores de água coletivos.”

Atualmente, dos 61 municípios amazonenses, 46 estão em situação de emergência por causa das cheias dos rios. Alguns exigem mais atenção da Defesa Civil, como é o caso de Anamã, na calha do Solimões, que está 100% debaixo d´água. De acordo com Francisco Máximo, o atendimento do hospital da cidade precisou ser transferido para uma balsa enviada pela Secretaria de Estado de Saúde.

 “Anamã é um município que vem sofrendo há oito anos quando temos esses invernos rigorosos. A cidade fica totalmente debaixo d’água. A atenção é especial porque nós temos que ajudar o município a não sofrer colapso nos serviços essenciais básicos de energia, de transporte, de água potável, de comunicação. Foi redobrada a questão dos medicamentos. A Fundação de Vigilância em Saúde já forneceu vacinas de forma antecipada. Nós temos que realmente montar um aparato diferenciado para atender ao município”

O secretario Francisco Máximo informou que, das nove calhas do Amazonas, três já apresentam sinais de descida e seis devem continuar subindo até meados de julho. A Defesa Civil está preparando a segunda fase da Operação Enchente e prevê a distribuição de mais 200 purificadores de água que vão permitir o consumo permanente de água potável pelas comunidades afetadas pela cheia.

O sistema Salta-Z dos purificadores, desenvolvido por servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), segue o princípio da sustentabilidade com o uso de materiais ecologicamente corretos. O equipamento custa cerca de 25% menos que os modelos tradicionais e consegue atender a necessidade de consumo de mil pessoas por dia para beber e cozinhar.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias