Itatiaia registra temperatura mais baixa do ano nesta segunda-feira

No Rio, ressaca acompanha frio e areia atinge calçadão no Leblon

Publicado em 08/07/2019 - 18:24 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Parque Nacional de Itatiaia, situado na Serra da Mantiqueira, entre os municípios de Itatiaia e Resende no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais, registrou nesta segunda-feira (8) a temperatura mais baixa do ano no sul fluminense: os termômetros marcaram -8,1° Celsius (°C) na altura do Posto Marcão, a 2.469 metros de altitude, do lado de Resende. Domingo (7) a temperatura tinha ficado em -7,6 ºC.

Os guardas do Parque Nacional de Itatiaia informaram que as bordas do Lago Rebouças, na parte alta, chegaram a congelar e que geou na região. A área do parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do Rio Grande, afluente do Rio Paraná, e a do Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

O frio também veio acompanhado de ventania e ressaca do mar. Na capital do estado, a areia atingiu o calçadão da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, e as pistas da praia.

A concessionária Orla Rio informou que, desde a noite de sábado (6), toda a equipe de manutenção ficou em regime de pronto atendimento para minimizar os efeitos da ressaca que atingiu o Rio de Janeiro.

“Até o momento, apenas o quiosque Azur, no Leblon, sofreu danos no mobiliário, sem nenhum registro de feridos", disse a concessionária. Segundo a Orla Rio, logo após a ocorrência, a equipe iniciou o trabalho de limpeza e verificou o sistema elétrico do local para evitar acidentes. De acordo com a concessionária, todos os serviços foram concluídos no domingo, e o quiosque voltou a funcionar parcialmente.

Limpeza das pistas

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) finalizou o serviço de remoção de areia da Avenida Delfim Moreira, e as pistas foram lavadas com água de reúso. O trabalho foi realizado no Leblon, do Posto 11 ao Jardim de Alah, e no Arpoador, com limpeza da ciclovia e do calçadão. Entre sábado e domingo foram  recolhidas e devolvidas à praia 55 toneladas de areia.  

Para esta terça-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia prevê para a capital fluminense tempo passando de céu parcialmente nublado a claro e temperaturas de 13ºC (mínima) e de 24ºC (máxima).

Saiba mais na TV Brasil: Frente fria trouxe recordes de baixas temperaturas pelo Brasil

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias