Grito dos Excluídos leva manifestantes às ruas do Rio

Protesto é promovido por centrais sindicais e organizações sociais

Publicado em 07/09/2019 - 15:29 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Manifestantes participaram hoje (7), no Rio de Janeiro, da 25ª edição do Grito dos Excluídos. O protesto, que é promovido por centrais sindicais e organizações sociais, acontece desde 1995, sempre em 7 de setembro, e tem por objetivo levar as demandas de setores da população para as ruas.

Neste ano, o tema foi “Esse sistema não Vale”, uma alusão aos acidentes com as barragens da mineradora Vale em Mariana, em 2015, e em Brumadinho, neste ano, que deixaram mortos e danos ambientais.

No Rio, o protesto começou por volta das 10h, na esquina da rua Uruguaiana com a avenida Presidente Vargas, onde ocorria o desfile de 7 de setembro. Policiais militares fizeram um cordão de isolamento para impedir a passagem dos manifestantes para a Avenida Presidente Vargas durante o desfile.

Apenas meio-dia, depois do encerramento do desfile, os policiais liberaram a passagem dos manifestantes, que iniciaram uma passeata com direção à Praça Mauá. Entre os manifestantes havia pessoas com demandas diversas, como pedidos pela preservação da Amazônia e críticas à atuação da polícia, aos cortes orçamentários na educação pública e ao governo federal.

Edição: Narjara Carvalho

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.