Digite sua busca e aperte enter

Vista geral de um derramamento de óleo na praia de Peroba em Maragogi, estado de Alagoas, Brasil,  outubro de 2019. Foto tirada em 17 de outubro de 2019. REUTERS / Diego Nigro REUTERS / Diego Nigro

Compartilhar:

Defesa Civil reconhece emergência em município de PE por óleo no mar

Ministro esteve no estado para tratar de ações de resposta ao desastre

Publicado em 23/10/2019 - 21:14

Por Agência Brasil Brasília

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu hoje (23) situação de emergência no município de São José da Coroa Grande (PE) por conta do derramamento de óleo no mar. A Portaria n. 2.499 foi publicada no Diário Oficial da União.

Por meio de nota, a pasta informou que o ministro Gustavo Canuto e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, estiveram ontem (22) no estado para tratar com autoridades locais sobre ações emergenciais de resposta ao desastre ambiental.

Com o reconhecimento federal de emergência, o município do litoral sul pernambucano – distante apenas 3 quilômetros da divisa com Alagoas – poderá solicitar auxílio para ações emergenciais à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Os pedidos devem ser encaminhados via  Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. O apoio oferecido pela Sedec, de acordo com o ministério, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais.

Balanço das ações

Ainda no comunicado, a pasta destacou que diversos órgãos federais trabalham de forma integrada para conter os efeitos provocados pelo derramamento de óleo no Nordeste.

Segundo o ministério, mais de 1,5 mil homens da Marinha, que trabalham na chamada Operação Amazônia Azul, além de 1,8 mil colaboradores contratados pela Petrobrás para atuarem na limpeza das praias. O Ibama conta com apoio de cerca de 70 funcionários na região.

No início da semana, a Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência nos municípios baianos de Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas.

Edição: Paula Laboissière

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias