Ministério da Cidadania lança Município + Cidadão no Nordeste

Publicado em 17/10/2019 - 19:20 Por Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Cidadania lançou nesta quinta-feira (17), em Aracaju e em Maceió, o programa Município + Cidadão.

Com parceria de prefeituras e governos estaduais, a iniciativa vai estimular a prática de atividades como festivais de música, dança e audiovisual, além de jogos escolares municipais e ações para geração de emprego e renda. Os municípios que se destacarem na implementação das ações serão premiados.

Na disputa dos prêmios, os municípios serão agrupados de acordo com a densidade populacional, considerando aqueles com até 20 mil habitantes; os que vão de 20.001 a 50 mil; os que têm de 50.001 a 100 mil habitantes; os que vão de 100.001 a 500 mil e os que têm mais de 500 mil habitantes. As cidades que promoverem o voluntariado nas atividades relacionadas ao prêmio somarão um ponto extra na apuração final.

Para participar, devem ser cumpridos requisitos como ter aderido ao Plano Progredir e ao Criança Feliz. No caso do Criança Feliz, mesmo o município não sendo elegível, pode solicitar a participação no programa. Além disso, a cidade deve fazer compras institucionais da agricultura familiar e firmar um compromisso para realização de diagnóstico sobre a situação dos dependentes químicos em tratamento no município.

De acordo com o Ministério da Cidadania, serão lançados ainda editais específicos com outras atividades para as diferentes áreas abrangidas pela pasta (cultura, esporte e desenvolvimento social), que também somarão pontos.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias