Municípios do Rio promovem shows e queima de fogos na virada do ano

Publicado em 31/12/2019 - 13:36 Por Cristina Indio do Brasil e Douglas Corrêa - Repórteres da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Além da tradicional queima de fogos na virada do ano na Praia de Copacabana, na zona sul da cidade, onde são esperadas mais de 2 milhões de pessoas, vários municípios do Rio também têm programadas festas na passagem do ano.

Em Niterói, na região metropolitana do Rio, serão realizados pela primeira vez dois espetáculos simultâneos. Um deles é a tradicional queima de fogos na Praia de Icaraí. Logo após a  chegada do novo ano, o o cantor e compositor Gilberto Gil sobe ao palco às 00h20. O outro show será na Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, com apresentação do sertanejo João Gabriel.

De acordo com a prefeitura, o show pirotécnico de Icaraí, com duração de 15 minutos, contará com a queima de 7,5 toneladas de fogos, distribuídos em seis balsas. Em Itaipu, serão queimadas 1,5 tonelada de fogos em apenas uma balsa, com duração de 10 minutos.

Apresentações

As apresentações na Praia de Icaraí começam às 18h10 com a banda Faixa Etária. Às 20h20, o público vai se divertir com o grupo Bicho Solto e, das 22h20 até a meia-noite, a alegria ficará por conta do Monobloco. A banda DKV abre a programação em Itaipu às 20h30 e, às 22h, haverá show com o grupo Vou Zuar. O cantor sertanejo João Gabriel comanda a festa logo após a queima de fogos.

A previsão da prefeitura é receber 500 mil pessoas em Icaraí e 50 mil em Itaipu. Para garantir a segurança da população, as polícias civil e militar e do Corpo de Bombeiros vão atuar em duas frentes. O Centro Integrado de Segurança Pública Móvel (CISP Móvel) fará plantão em Icaraí e a PM terá o auxílio da Guarda Municipal no patrulhamento. Equipes da Defesa Civil Municipal também farão parte do esquema.

A Companhia de Trânsito de Niterói (Nittrans) montou um esquema especial nas duas regiões e recomenda que o motorista fique atento às interdições.

Em toda a orla de Icaraí, Itaipu e Piratininga a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) colocará 345 banheiros químicos. Nas praias de Icaraí e Itaipu o atendimento médico será em postos do SAMU. Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também estarão nos dois locais.

O prefeito Rodrigo Neves recomendou que as pessoas que resolverem ir para as comemorações utilizem o transporte público para facilitar a chegada e saída uma vez que várias vias estarão com o trânsito interrompido. As festas serão transmitidas pelo Facebook da Prefeitura. O presidente da empresa de turismo do município (Neltur), Paulo Novaes, disse ter certeza de que o público ficará muito satisfeito com a virada do ano.

Limpeza

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) montou um esquema especial de limpeza das vias públicas e praias para o pós Réveillon, que começa às 6h do dia 1º. A previsão da empresa é que o trabalho seja concluído por volta das 11h. Ao todo estarão na operação mais de 750 funcionários fazendo o serviço de limpeza das vias. A maior parte, 520 atuarão na área da praia de Icaraí.

Cabo Frio

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, tem tradição na queima de fogos na virada do ano devido ao grande número de turistas, principalmente mineiros e argentinos, que se deslocam para as praias da região no final de ano.

De acordo com a prefeitura da cidade, 700 mil pessoas são esperadas para a passagem do ano na Praia do Forte. O prefeito Adriano Moreno optou por fazer uma festa com poucos gastos. O superintendente de Eventos de Cabo Frio, Clóvis Barbosa, informou que foi feita parceria com locais. "Entendemos que Cabo Frio é uma cidade turística e precisamos manter a tradição dos shows e a queima de fogos. Desta maneira, podemos fazer uma festa linda para dar boas vindas a 2020”, disse.

A queima de fogos na Praia do Forte terá duração de 12 minutos. Haverá também queima de fogos nos Tamoios com o mesmo tempo de duração e shows de Djs da região, que vão animar a contagem regressiva da virada do ano para 2020.

Infestação de gigogas e taboas

A abertura de duas lagoas no município de Carapebus, no norte fluminense, antes do Natal, para evitar inundação de casas na cidade, devido à chuva, provocou o desprendimento de plantas aquáticas que atingiram Búzios, Arraial do Cabo e principalmente Cabo Frio. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), uma das aberturas foi feita de forma irregular.

O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mario Flávio Moreira informou que o réveillon vai ocorrer com as praias limpas, mas a preocupação ainda recai sobre o distrito de Tamoios. Ele espera para ainda hoje um mutirão de 80 técnicos do Inea para auxiliar na limpeza da região. De acordo com o secretário, a balneabilidade das praias não foi afetada.

Até hoje, mais de 700 toneladas de plantas aquáticas já foram retiradas da areia com ajuda de tratores, caminhões basculantes e retroescavadeiras.

Na última sexta-feira (27), foi feito um mutirão de limpeza nas praias das Dunas e do Foguete. As praias do Forte do Peró foram menos atingidas pelas plantas aquáticas e a areia das praias já estão limpas.

Rio das Ostras

A festa de réveillon de Rio das Ostras, região das Baixadas Litorâneas, vai inovar neste ano na pirotecnia, trazendo um espetáculo de cores em 3D. Durante 15 minutos o céu das praias do Centro e da Costazul será cenário para uma das mais belas viradas de ano.

Outra novidade é o uso de fogos com diminuição de barulhos de impacto, o que tem sido solicitado pelas organizações de proteção animal. A cidade extinguiu bomba de tiros, utilizando somente fogos de cores, uma tendência mundial de cuidado e proteção aos animais, devido à sensibilidade auditiva dos cachorros.

Maricá

O réveillon 2020 em Maricá vai contar com 12 palcos e um total de 22 atrações musicais, todas com artistas locais. O maior público é esperado na orla de Araçatiba, onde a queima de fogos deverá chegar a quase 20 minutos.

A maior parte da programação oficial vai ocorrer em Itaipuaçu, com quatro pontos (na altura da antiga Rua Um, na Ponta do Francês, na Praça da Gaviões e no Recanto). Na região litorânea da cidade, os palcos serão distribuídos em várias áreas: Barra (na altura da antiga Rua 13), Cordeirinho (Rua 91), Jaconé (Avenida Beira Mar) e Ponta Negra (Avenida Litorânea), este último sempre um dos mais procurados da cidade.

Procissão marítima de Angra dos Reis

Além da festa da virada do ano, o destaque da cidade de Angra dos Reis, é a tradicional procissão marítima que se realiza há 41 anos, no dia 1º de janeiro. A procissão terá apresentação do Grupo Molejo, que vai animar os foliões. As dezenas de escunas são todas ornamentadas e disputam premiação.

O evento é supervisionado pela Delegacia da Capitania dos Portos de Angra dos Reis. A principal orientação é que os participantes não entrem na água durante o percurso da procissão, para  evitar acidentes.

A concentração das embarcações concorrentes aos prêmios terá lugar na Praia das Flechas, na Ilha da Gipoia, a partir das 12h, com largada prevista para as 14h. O percurso será da Praia das Flechas à Praia do Anil (Centro da cidade), com chegada prevista para às 16h. Depois, em terra, o público poderá continuar a diversão curtindo o show do grupo Molejo.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias