Serviços terão funcionamento diferenciado no Rio de Janeiro

Confira os horários do comércio, coleta de lixo e barcas

Publicado em 30/12/2019 - 16:24 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Com duas mil redes, cerca de 10 mil lojas e um total de 200 mil empregados diretos e 600 mil indiretos, a maioria dos supermercados fluminenses vai funcionar amanhã (31), último dia do ano, até as 18h. O presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz, esclareceu hoje (30) à Agência Brasil, que o horário de encerramento das atividades é decidido por cada rede. No dia 1º de janeiro de 2020, não haverá expediente.

No comércio varejista do município do Rio, o funcionamento será normal no dia da virada do ano. O presidente do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL Rio), Aldo Gonçalves, admitiu, em entrevista à Agência Brasil, que algumas lojas podem fechar mais cedo. “Fica a critério de cada lojista”, explicou.

Já nos shoppings, o horário de funcionamento amanhã depende de cada estabelecimento, informou a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A maioria dos shoppings terá funcionamento normal, não só em função da troca de presentes do Natal, como também visando ampliar ainda as vendas de fim de ano. No feriado de 1º de janeiro, o funcionamento é facultativo, informou a Abrasce, por meio de sua assessoria de imprensa.

Hoje (30), é o último dia útil do ano para atendimento aos clientes nos bancos localizados no estado do Rio de Janeiro. Amanhã, não haverá atendimento ao público, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As agências bancárias estarão fechadas também no feriado da Confraternização Universal (1º de janeiro de 2020).

Em relação às casas lotéricas, não há um horário fixo de funcionamento, segundo informou a assessoria de loterias da Caixa Econômica Federal. Em geral, a rede permanece aberta durante o horário comercial adotado em cada localidade, Oficialmente, as apostas para a Mega-Sena da Virada poderão ser feitas até as 17h do dia 31 de dezembro de 2019, nos locais que estiverem abertos. No dia 1º, as lotéricas podem abrir ou não, de acordo com entendimento do empresário.

Coleta de lixo

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou que as coletas de lixo domiciliar e seletiva serão alteradas, excepcionalmente, no ano-novo. Nos bairros das zonas portuária, central, norte e oeste, incluindo a Barra da Tijuca, que têm coleta domiciliar noturna, a coleta no dia 31 será antecipada para as 15h. Já nos bairros da zona sul e em alguns bairros da zona norte, como Rio Comprido, São Cristóvão, Tijuca e Vila Isabel, a coleta domiciliar noturna do dia 31 será antecipada para esta segunda-feira (30). A coleta de hoje, por sua vez, foi antecipada para o último domingo (29).

Do mesmo modo, a coleta seletiva noturna feita na zona sul no dia 31 será antecipada para hoje, no mesmo horário. No restante da cidade, o serviço permanece no mesmo dia, com antecipação de horário para as 15h. Ainda na zona sul, a coleta noturna desta segunda-feira foi antecipada para ontem (29), no mesmo horário. No restante da cidade o cronograma do serviço permanece normal.

Réveillon

Como acontece a cada ano, a Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza durante o réveillon. Um total de 3.420 funcionários estará distribuído nos diversos pontos de festejo amanhã (31). Eles contarão com o apoio de 177 veículos, entre caminhões basculantes e compactadores, e mais 35 equipamentos, como pás mecânicas, minipás e tratores de praia. Serão instalados 1.080 contêineres e 140 caixas metálicas de 1.200 litros.

A Comlurb estará atuando em todos os lugares onde houver festividade, do bairro do Leme, na zona sul, até o Pontal, na zona oeste, além de Piscinão de Ramos e Parque Madureira, na zona norte da capital do estado. Os trabalhos começam com a pré-limpeza, amanhã (31), em diversos pontos, e continuam até a entrega da cidade limpa na quarta-feira (1º). Além dos funcionários atuando apenas na coleta seletiva, a Comlurb vai colocar tendas para receber materiais potencialmente recicláveis, como forma de garantir a sustentabilidade do evento comemorativo da virada do ano.

O ponto mais alto da Operação Réveillon em Copacabana será a partir das 6h do dia 1°, envolvendo 1.202 funcionários, que contarão com o apoio de 73 veículos e 18 equipamentos diversos, além da instalação de 750 contêineres e 120 caixas metálicas de 1.200 litros. Segundo informou a Comlurb, por meio de sua assessoria de imprensa, a “eficiência dos trabalhos vai garantir as vias e as calçadas limpas até as 10h do primeiro dia de 2020, com tudo lavado e desodorizado para a liberação das pistas”.

Já nas praias do Arpoador, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, a operação contará com 1.758 funcionários, que vão trabalhar com o apoio de 79 veículos e 15 equipamentos diversos. Em toda essa extensão da orla marítima, serão instalados 300 contêineres e 20 caixas metálicas de 1.200 litros.

No Parque Madureira, a Comlurb terá 69 funcionários trabalhando na limpeza, com o apoio de dois caminhões compactadores. No Piscinão de Ramos, a empresa vai atuar com 56 funcionários com o apoio de quatro caminhões basculantes e um compactador, além de dois equipamentos diversos. Serão instalados 30 contêineres para o descarte correto dos resíduos.

Bombeiros

Na tarde de amanhã (31), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia a Operação Réveillon 2020, com cerca de 350 militares trabalhando nas principais áreas de concentração de público. A população conta, ainda, com os profissionais de plantão no serviço ordinário das unidades operacionais.

Em Copacabana, equipes de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar reunirão 120 bombeiros, dos quais 30 ficarão dedicados às atividades de socorro marítimo. A operação vai disponibilizar também viaturas e embarcações para realizar os atendimentos de emergência no entorno do evento.

Ainda na capital fluminense, os bombeiros militares estarão a postos nos bairros do Flamengo, Botafogo, Ipanema, São Conrado, na zona sul; Parque Madureira, Penha, Ilha do Governador, na zona norte; Paquetá, na região central; e Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba e Sepetiba, na zona oeste. Em outras regiões do estado onde há festa de virada do ano, profissionais e viaturas também estarão posicionados em pontos estratégicos, informou o CBMERJ.

Barcas

No feriado do dia 1º de janeiro, a CCR Barcas vai operar com horários normais de domingos e feriados, de acordo com a programação prevista. Para acessar o site, clique aqui. As linhas Cocotá (Ilha do Governador) e Charitas não funcionarão. Amanhã (31), a concessionária vai operar com grade especial nas linhas Arariboia e Charitas, conforme foi aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

Na linha Arariboia, que faz o trajeto Niterói-Rio, as saídas vão ocorrer a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30; e das 6h às 23h30, no sentido Rio-Niterói. Na linha seletiva de Charitas, os intervalos entre as viagens serão de 60 minutos. Entretanto, a linha não vai operar entre 11h30 e 16h.

No dia 31, não haverá alterações nas linhas Cocotá (Ilha do Governador), Paquetá, e DivSul, que funcionarão segundo a grade de horários normal de dias úteis.

Santa Teresa

Em virtude das festividades do ano-novo, o bonde de Santa Teresa, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, terá esquema especial de funcionamento. Amanhã (31), a circulação ocorrerá das 8h às 14h. Já no dia 1º de janeiro não haverá operação.

O trajeto é realizado entre a Estação Carioca e a parada Dois Irmãos, com intervalos de 20 minutos. O transporte circula de segunda a sexta, das 8h às 17h40; aos sábados, das 10h às 17h40, e aos domingos e feriados, das 11h às 16h40.

Edição: Liliane Farias

Últimas notícias