Capital paulista terá cinema drive-in com filmes nacionais gratuitos

Drive-in Paradiso começa neste sábado e vai até 23 de agosto

Publicado em 01/08/2020 - 12:49 Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A capital paulista terá cinema ao ar livre para que o espectador assista aos filmes gratuitamente dentro de seu carro. O Drive-in Paradiso será instalado no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na zona sul, onde funcionará deste sábado (1º) até dia 23 de agosto. Com curadoria de Marina Person, o foco é a celebração das produções nacionais.

As sessões serão realizadas aos sábados e domingos, às 17h, às 20h e às 23h. Serão disponibilizados ingressos para cem carros por sessão, que deverão ser reservados pela plataforma online de eventos Sympla. Cada carro pode ter até quatro pessoas. O projeto é uma iniciativa do Instituto Olga Rabinovich, com correalização da prefeitura e parceria do Cine Autorama e apoio da Alesp.

“O que mais me empolgou nessa curadoria foi a possibilidade de trazer filmes que fazem parte da memória afetiva brasileira, com títulos que foram grandes sucessos de bilheteria, quanto de exibir outros que provocam reflexões sobre o momento que estamos vivendo”, disse a curadora Marina Person.

A programação conta com a faixa #vidasnegrasimportam, com co-curadoria de Rayanne Layssa, exclusivamente dedicada a filmes de diretores negros brasileiros, que abre o primeiro dia do Drive-in Paradiso, neste sábado, com a exibição do longa Café com Canela, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, premiado no 50º Festival de Brasília.

No mesmo dia, haverá a pré-estreia do longa de Caru Alves, Meu Nome é Bagdá, vencedor do prêmio do júri na mostra Generation do Festival de Berlim neste ano. O primeiro dia do evento termina com Central do Brasil, de Walter Salles, uma homenagem aos grandes clássicos brasileiros que continua ao longo do mês.

No domingo (2), o público poderá assistir ao infantil As Aventuras do Avião Vermelho, à biografia musical Elis e à comédia De Pernas pro Ar 3.

Programação gratuita de qualidade

Segundo o secretário municipal da Cultura, Hugo Possolo, o projeto oferece uma programação gratuita de qualidade com o devido distanciamento social. “A pandemia nos obrigou a pensar em diferentes formas de manter a oferta de cultura para a população e o Drive-In Paradiso se apresenta como uma excelente alternativa”, disse o secretário.

Ao longo do mês, serão exibidos outras produções do audiovisual nacional, como Bacurau em sessão dupla com filme surpresa escolhido por um dos diretores do longa, Kleber Mendonça Filho, e Pacarrete, de Allan Deberton. Antes dos longas, haverá a exibição de curtas-metragens produzidos por cineastas das periferias de São Paulo.

Protocolos

A prefeitura divulgou o protocolo sanitário para o evento:

- Ocupação de até quatro pessoas por veículo, com uso obrigatório de máscara

- Ingressos gratuitos adquiridos online e recebidos diretamente no celular/tablet

- Leitura de ingressos realizada à distância, através de leitores ópticos

- Todos os ocupantes do veículo terão as temperaturas aferidas

- O público não terá contato com a equipe de produção e somente poderá sair do veículo para uso dos sanitários (acendendo o pisca-alerta dos carros para que alguém da produção os acompanhe até a área dos sanitários)

- Os sanitários estarão equipados com lavatórios, sabão e álcool em gel 70%

- Todos os sanitários serão higienizados após cada uso

- Será disponibilizada uma ambulância UTI durante todo o período do evento

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias