Vazamento em barragem da Gerdau afeta dois cursos d'água em MG

Feam está apurando a dimensão do prejuízo ambiental

Publicado em 02/09/2020 - 16:33 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Dois cursos d’água foram afetados pelo vazamento de resíduos armazenados em uma barragem pertencente ao grupo Gerdau, em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais. Segundo a empresa, o acidente ocorreu na manhã do dia 28 de agosto.

Técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) verificaram que o material poluente, composto por água e rejeitos de minério de ferro, verteu da Barragem de Alemães e atingiu o córrego dos Alemães e o Ribeirão Mango, na altura do distrito de Miguel Burnier.

Até a manhã de hoje (2), nem o volume de material que vazou, nem uma estimativa sobre a quantidade de resíduos que pode ter chegado aos cursos d´água tinham sido divulgados. Especialistas estão avaliando se parte do sedimento mineral se acumulou no fundo e nas margens do córrego ou do ribeirão.

Em nota, a Feam informou que está apurando a dimensão do prejuízo ambiental, e que irá autuar a Gerdau. Segundo a fundação, a empresa, assim que identificou o vazamento, adotou medidas que o interromperam na tarde do dia 28. Somente no dia seguinte (29), técnicos do Núcleo de Emergência Ambiental da Feam inspecionaram o local. A barragem, no entanto, tinha sido vistoriada dois dias antes do vazamento, garante a Feam.

Amostras de água e de sedimentos foram recolhidas do Ribeirão Mango e do Rio Itabirito. Ontem (1º), técnicos da Feam estiveram em comunidades próximas à barragem a fim de apurar a extensão dos danos causados pelo vazamento.

Gerdau

Em nota, a Gerdau informou que a dispersão do “pequeno volume de rejeitos”, que passou pelo extravasor operacional da Barragem dos Alemães, foi rapidamente contida graças ao uso de bóias e informada aos órgãos competentes.

Ainda segundo a empresa, o vazamento não tem qualquer relação com a estrutura ou segurança do empreendimento. “A Gerdau reforça que segue rigorosamente toda legislação ambiental e de segurança da estrutura. A empresa está alocando todos os recursos necessários para a identificação de eventuais impactos, inclusive a limpeza dos resíduos, se necessário”.

De acordo com a Feam, a Barragem de Alemães é uma das estruturas existentes em Minas Gerais que devem ser descaracterizadas por não mais se enquadrar nos novos critérios de funcionamento. 

Pela Lei estadual nº 23.291/2019, os responsáveis por barragens de contenção de rejeitos ou resíduos alteadas pelo método a montante, que estejam inativas ou em operação, deverão descaracterizá-las até fevereiro de 2022. Alemães é uma dessas estruturas alteadas pelo método de montante e, segundo a fundação estadual, seu projeto de descaracterização já foi apresentado às autoridades ambientais.

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias