Vereador, cantor gospel e ex-Olodum, Irmão Lázaro morre em Salvador

Internado desde fevereiro, político faleceu em decorrência de covid-19

Publicado em 20/03/2021 - 14:19 Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O vereador de Salvador e cantor gospel Antônio Lázaro Silva, conhecido como Irmão Lázaro (PL), morreu na noite de ontem (19) em decorrência de covid-19, em Feira de Santana (BA). O corpo será enterrado na tarde deste sábado (20), na capital baiana.

De acordo com informações da Câmara de Vereadores de Salvador, Lázaro estava internado há quase um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital privado de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. Ele teve uma parada cardiorrespiratória às 22h34 desta sexta-feira.

O cantor foi diagnosticado com covid-19 no dia 15 de fevereiro, mas, depois de sete dias de tratamento em casa, a doença evoluiu, comprometendo o funcionamento dos pulmões. Então, foi internado num leito clínico e depois foi transferido para UTI, onde faleceu.

Nascido no dia 4 de novembro de 1966, Lázaro tinha 54 anos. Antes de ingressar na política, foi integrante do grupo Olodum, nos anos 90, e seguiu a carreira musical como cantor gospel, após se converter à religião evangélica. Ele foi eleito vereador de Salvador em 2020 com 4.273 votos. Antes, foi deputado federal entre 2015 e 2018, ano em que concorreu sem êxito a uma vaga no Senado.

Ele também mantinha um centro de recuperação de dependentes químicos desde 2011, a Casa Terapêutica Sentimento Novo, no município baiano de Santo Amaro.

Mensagens

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, decretou luto oficial de três dias. “Irmão Lázaro tinha muita vontade de trabalhar como vereador, principalmente em prol dos dependentes químicos e das pessoas em situação de vulnerabilidade social, que moram nas ruas. Sua trajetória é um exemplo humano de superação. De como uma pessoa pode seguir o caminho sob as bênçãos de Deus e praticar o bem ao próximo", lamentou Geraldo Júnior, em comunicado.

O grupo Olodum também homenageou o artista, pelas redes sociais.


Pelas redes sociais, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, lembrou a trajetória do cantor. “Mais uma perda lamentável! Irmão Lázaro foi um artista fora de série que superou todos desafios com sua sabedoria e talento. Suas músicas fazem parte da minha vida e jamais irei esquecer da sua forma simples e carinhosa com todos. Que Deus conforte sua família e seus amigos!”, escreveu.

A cantora gospel Ana Paula Valadão também manifestou suas condolências.

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto lamentou as 15 mil mortes de brasileiros por covid-19 na última semana. “Em apenas uma semana, 15 mil pessoas morreram no país. Só eu perdi duas pessoas muito queridas. Hoje, com tristeza, me despeço do Irmão Lázaro, mais uma vítima da covid. Não são só números. São vidas, histórias e famílias em luto. Lázaro era um grande companheiro da vida pública, um homem de fé e um artista que emocionou muita gente com sua voz inconfundível. Meus sinceros sentimentos a todos familiares e amigos”, escreveu.

Em listas de mensagens de redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro também manifestou pesar pela morte do cantor e político. "Recebo com profundo pesar a notícia do passamento do pastor e cantor Irmão Lázaro. Que Deus o receba de braços abertos e conforte o coração de familiares e amigos, bem como todos aqueles que perderam seus entes queridos nessa luta contra a covid-19 em nosso país e no mundo. Não desistiremos do Brasil!", afirmou o presidente.

*Matéria atualizada para incluir manifestações em redes sociais.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Últimas notícias