RJ: Parque do Itatiaia tem recordes de baixa temperatura neste inverno

Na madrugada de hoje a temperatura mínima atingiu -1,5°C

Publicado em 05/07/2021 - 18:38 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, no sul do estado do Rio de Janeiro, bate recorde de temperaturas negativas neste início de inverno. Na madrugada de hoje (5), a temperatura mínima atingiu -1,5 grau Celsius (°C). Mas essa não foi a temperatura mais baixa do ano na região do parque, que faz divisa com as cidades de Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais.

Na quinta-feira da semana passada (1°), os termômetros assinalaram -9,9°C  por volta das 3h da madrugada, quando nevou na parte alta, congelando as nascentes dos 12 rios que cortam a região. Um dia antes, (30), os termômetros marcaram -4,8°C. No inverno de 2017, a temperatura ficou um pouco acima, com os termômetros registrando -9,2°C. 

O parque apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 metros, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras. No inverno, o Parque Nacional de Itatiaia é muito procurado por turistas para se hospedar nas pousadas e chalés. Esse foi o primeiro parque nacional do país, inaugurado em 1937 e administrado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade.

Frio

Os moradores da capital do Rio de Janeiro acostumados à praia e altas temperaturas no verão estão sofrendo com essa onda de frio no inverno. Na cidade, a temperatura mínima na madrugada tem ficado em torno dos 14°C e a máxima não tem ultrapassado 25°C. O carioca está sendo obrigado a vestir casaco, cachecol e até luvas para proteger as mãos da friagem.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até a próxima quinta-feira (8), o frio deve continuar. A partir de sexta-feira (9), a temperatura máxima começa a subir e chegar aos 26°C. Para o final de semana, o sol volta a brilhar e as temperaturas devem aumentar.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias