Polícia Federal investiga irregularidades no Senai do Distrito Federal

Operação é feita também no Rio de Janeiro

Publicado em 10/09/2021 - 09:05 Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (10) a Operação Sierra. É para investigar irregularidades cometidas pelas administrações regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no Distrito Federal. 

Segundo a PF, as investigações apontam que o IEL firmou contratos de prestação de serviços com empresas de propriedade de dirigente do Sistema S, o que é proibido por lei. As empresas beneficiadas receberam cerca de R$ 3 milhões. Na ação, os policiais federais deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão no DF e no Rio de Janeiro.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de furto qualificado, falsidade documental e associação criminosa, com penas que podem chegar a 16 anos de reclusão.

Em nota à imprensa, o Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) afirma que recebeu com tranquilidade a operação executada pela Polícia Federal na manhã de hoje, "tendo em vista que o objeto da busca é decorrente também de apuração interna e de ações judiciais de ressarcimento impetradas pelo próprio IEL-DF contra empresas contratadas pelo instituto nos anos de 2015 e 2016". 

"As ações de ressarcimento impetradas pelo IEL-DF tramitam em varas cíveis da Justiça do Distrito Federal e estão em fase de instrução. Com as ações, o IEL-DF busca o ressarcimento dos valores pagos às empresas", acrescentou a entidade. O instituto esclarece também que a apuração de todos os eventos foi devidamente levada à conhecimento do Tribunal de Contas da União (TCU) pelo instituto e que não há qualquer relação das empresas investigadas com dirigentes do Sistema S. 

Ainda de acordo com o comunicado, o IEL-DF está colaborando integralmente com as apurações, "pois é o maior interessado no resultado, uma vez que estamos diante de fatos que prejudicaram não só os cofres do instituto, mas também a sua imagem".

Matéria ampliada às 17h27 para acrescentar o posicionamento do IEL-DF.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias