Governo reconhece dois municípios em situação de emergência na Bahia

As cidades atingidas pelas chuvas são Apuarema e Ribeira do Pombal

Publicado em 29/12/2021 - 17:40 Por Agência Brasil - Brasília

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu hoje (29) situação de emergência em Apuarema (BA) e Ribeira do Pombal (BA). Com o reconhecimento, a Bahia tem 126 municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram o estado.

Além dos municípios baianos, a pasta, por meio da Defesa Civil Nacional, também reconheceu a situação emergencial em Alvinópolis (MG), Frei Inocêncio (MG) e Vargem Alta (ES).

A medida permitirá que as prefeituras possam solicitar recursos ao governo federal para serem destinados à população atingida pelo desastre.

Verão chuvoso

A chegada do Verão e a previsão de chuvas intensas em quase todo o país ligaram o alerta para o risco de situações de calamidade e emergências nos estados e municípios.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de dezembro de 2021 é considerado o mais chuvoso em 15 anos. Na Bahia e no Espírito Santo, as fortes chuvas foram provocadas pelo fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que provoca a permanência de nuvens sobre uma determinada área por até quatro dias consecutivos.

Sistema integrado

Para monitorar as situações de calamidade por todo o país, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) possui o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Pela plataforma, estados e municípios podem registrar ocorrências e solicitar ao governo federal o reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Pela plataforma, o município deverá preencher um modelo de ofício que está disponível na página, solicitar o cadastro e finalizar o processo.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias