Hoje é Dia: Dia Mundial do Rádio é o destaque da semana

Confira as principais datas da semana entre 13 e 19 de fevereiro

Publicado em 13/02/2022 - 07:30 Por Edgard Matsuki - Repórter Agência Brasil - Brasília

O Hoje é Dia da semana de 13 a 19 de fevereiro relembra o meio de comunicação considerado por muitos como o mais íntimo das pessoas, ou melhor, dos ouvintes, o rádio é o homenageado deste dia 13 de fevereiro. A data, o Dia Mundial do Rádio, é celebrada desde 2011. Veículos da Empresa Brasil de Comunicação já fizeram diversas homenagens à efeméride e a quem fez história via ondas hertzianas.

No ano passado, a Agência Brasil lembrou da data com uma matéria que apontava para a importância e os desafios do meio de comunicação com as novas tecnologias. Também em 2021, o Ciência é Tudo, da TV Brasilfez um especial sobre a data. Confira no vídeo abaixo:

 

Semana de Arte Moderna 2022 - EBC
Hoje é Dia - Semana de Arte Moderna 2022 - EBC, por Arte/Agência Brasil

100 anos da Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922. Há exatos 100 anos, o Theatro Municipal em São Paulo abria suas portas para uma exposição de pintura e escultura, saraus e apresentações musicais do compositor Villa-Lobos e da pianista Guiomar Novaes. Esse evento veio a ficar conhecido como a Semana de Arte Moderna, considerado um marco oficial do movimento modernista no Brasil. Entre os principais nomes estão os escritores Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Oswald de Andrade e os artistas Anita Malfatti e Di Cavalcanti. A ideia era provocar a imprensa, fazer muito barulho, para apresentar ideias de vanguarda.

Confira o especial da Rádio MEC sobre a Semana de Arte Moderna.

Datas lembram memória de políticos

Também no dia 13 de fevereiro, o nascimento da médica, escritora, pedagoga e política Carlota Pereira de Queirós completa 130 anos. Paulista, ela foi a primeira mulher a se eleger como deputada federal no Brasil, em 1933. O Portal EBC a homenageou (junto com outras sete mulheres) no Dia Internacional da Mulher de 2016.

A semana também é marcada, no dia 16, pelos 30 anos da morte do ex-presidente do Brasil Jânio Quadros. Ele foi o último presidente eleito antes do Regime Militar e ficou apenas sete meses no poder. A saída de Jânio do poder foi tema do História Hoje, da Radioagência Nacional em 2017 e do De Lá Prá Cá, da TV Brasil, em 2011.

O dia 17 de fevereiro é marcado pelos 25 anos da morte do antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político mineiro Darcy Ribeiro. Um dos principais nomes da história da educação no Brasil, ele foi tema de um especial do Portal EBC em 2017. O vídeo do especial e uma edição do De Lá Prá Cá de 2012 podem ser vistos abaixo:

Confira na tabela do Hoje é Dia outros fatos e datas que marcaram a semana

13 a 19 Fevereiro de 2022
13

Nascimento da médica, escritora, pedagoga e política paulista Carlota Pereira de Queirós (130 anos) - primeira mulher eleita deputada federal no Brasil

Dia Mundial do Rádio - é uma comemoração internacional, que foi proclamada em 3 de novembro de 2011 na 26a sessão da UNESCO e que tem o aval da Assembleia Geral da ONU

Dia do Repórter

14

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da cidade.

16

Morte do advogado, professor e ex-presidente sul-mato- grossense Jânio Quadros (30 anos)

Inauguração da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (155 anos)

17

Morte do antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político mineiro Darcy Ribeiro (25 anos)

18

Nascimento da atriz paulista Christiane Torloni (65 anos)

19

Nascimento do jornalista fluminense Alberto Dines (90 anos)

Insurreição pela independência brasileira na Bahia (200 anos)

Primeira transmissão de TV a cores no Brasil (50 anos) - foi transmitida a inauguração da Festa da Uva pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias