Exposição permanente do Museu do Instituto Biológico reabre ao público

Planeta Inseto amplia conteúdo educativo e valoriza a acessibilidade

Publicado em 19/04/2022 - 19:32 Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Um jardim de insetos, formigueiros e cupinzeiros vivos e uma corrida de baratas são as principais atrações do Planeta Inseto, a exposição permanente do Museu do Instituto Biológico que reabriu ao público nesta terça-feira (19) com entrada gratuita.

A exposição apresenta também painéis interativos com a história, a evolução e a importância desses invertebrados, e ainda mantém a famosa corrida de baratas, que contou, nesta reabertura, com a torcida de 30 alunos de 4, 5 e 6 anos de idade da Escola Municipal de Educação Infantil Heitor Villa Lobos (Emei).

As crianças da Emei foram os primeiros visitantes mirins a interagir com o conteúdo, pegar os insetos na mão, torcer pela barata mais rápida e aprender mais sobre os insetos. De acordo com a professora Celise Iraola, as crianças da Emei Heitor Villa Lobos contam com um espaço de área verde na escola e já estão acostumadas com os insetos, por isso ficaram tão à vontade com os bichinhos.

“Elas adoram, estamos numa área de 6 mil metros quadrados, então elas estão convivendo diariamente com os insetos e estamos estudando as formigas. É importante ver as novidades da exposição e ter essas novas experiências”.

Na comemoração de seus 12 anos, o Museu do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, passou por uma reformulação de toda a exposição. A partir de agora, o Planeta Inseto conta com conteúdo textual mais amplo, que contempla também os estudantes do fundamental II (de 11 a 14 anos de idade), e inclui dispositivos para atender pessoas com necessidades especiais, como áudio guia, mapa tátil, mockup (modelo em escala ou de tamanho real) gigantes de insetos, entre outros.

A reforma estrutural do prédio para torná-lo acessível a todos os visitantes abrange ainda a instalação de uma plataforma para vencer o andar intermediário, corrimãos metálicos e placas de sinalização em braille.

O estudante Pedro Landa, de 8 anos, participa da abertura da exposição Planeta Inseto, no Museu do Instituto Biológico.
O estudante Pedro Landa, de 8 anos, participa da exposição - Rovena Rosa/Agência Brasil

Atrações

Na cenografia do Jardim dos Insetos há flores gigantes, animais virtuais e a reprodução de sons de nove insetos em botoeiras que acionam também um painel luminoso com a imagem respectiva de cada um deles: bicho-da-seda, bicho-pau, besouros. Na brincadeira, o público pode tentar adivinhar qual é o som de nove espécies diferentes. Na mesma ala, um cupinzeiro e um formigueiro real mostram o modelo de comunidade desses insetos.

A corrida das baratas, que já era uma das atrações mais buscadas pelas crianças, conta agora com mais espaço para se acompanhar a corrida desses insetos, que pode atingir 1,5 m por segundo, ou seja, o equivalente a um humano correndo a 230 km por hora.

O garoto Pedro Landa, de 8 anos de idade, acompanhou uma das corridas. “Elas são rápidas, a número dois que venceu. Também gostei do bicho-pau e do Jardim dos Insetos, tem vários sons de insetos e daí a resposta fica iluminada. Eu aprendi sobre os insetos e o que eles fazem na natureza”.

Há ainda uma colmeia com câmera instalada no seu interior para que os visitantes possam ver a organização da vida das abelhas; além de cupinzeiros e formigueiros e até uma sala onde será possível acompanhar a produção dos bichos-da-seda.

A pesquisadora do Instituto Biológico e responsável pela exposição, Harumi Hojo, disse que com a atualização o conteúdo foi ampliado, e quem já conhecia o museu vai gostar da reformulação.

“A reabertura da exposição tem uma nova museografia e expografia e com a nossa nova identidade visual do planeta. O espectador poderá ver uma maior interatividade e melhor organização dos assuntos, de modo que consiga passar pela exposição vendo toda a interatividade, a parte do som dos insetos mais distribuído. Quem vier conhecer hoje, mas já conhecia, eu tenho certeza que vai ver uma exposição muito diferente, embora o assunto seja o mesmo”.

Visita da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa Lobos na exposição Planeta Inseto, no Museu do Instituto Biológico.
Visita da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa Lobos na exposição Planeta Inseto, no Museu do Instituto Biológico. - Rovena Rosa/Agência Brasil

Exposição

O espaço da mostra é dividido em sete salas principais. Antes mesmo da entrada, os visitantes agora conferem quatro painéis que contam a história do Instituto Biológico e um painel instagramável com ilustrações de insetos no qual podem tirar fotos para as redes sociais.

Já na entrada da casa, os visitantes têm acesso a um gabinete de curiosidades, espaço cenográfico que apresenta o universo científico e o pesquisador entomologista Arthur Neiva, idealizador do Instituto Biológico, e cuja casa, que era a residência dos diretores do Instituto Biológico, hoje abriga toda a exposição.

A pesquisadora do Instituto Biológico, Harumi Hojo, participa da abertura da exposição Planeta Inseto, no Museu do Instituto Biológico.
A pesquisadora do Instituto Biológico, Harumi Hojo, participa da abertura da exposição Planeta Inseto, no Museu do Instituto Biológico. - Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Na sala seguinte, os insetos são apresentados nesse percurso através de painéis com imagens, textos e ilustrações sobre “Quem são os insetos?”. Uma das principais atrações da mostra, o Jardim dos Insetos possibilita a interação e maior contato do público com os insetos. Nesse espaço, localizado na terceira sala, ao apertar um botão, o visitante ouve o som de um inseto, e uma caixa de backlight se acende, quando é possível ouvi-lo novamente.

Em um ambiente de laboratório com bancadas, o visitante pode observar três diferentes lâminas com cortes de insetos. Lupas eletrônicas ligadas a um monitor ampliam a imagem desses insetos para a visão do público.

As demais salas contam ainda com informações em painéis e vitrines (com os insetos vivos) sobre borboletas, besouros, bicho-da-seda, bicho-pau e baratas. Como fechamento da exposição, uma imagem do planeta Terra no piso e a diversidade dos insetos é representada em um móbile suspenso.

Com aproximadamente 1 milhão de espécies conhecidas em todo o mundo, os insetos compõem a maior classe do reino animal e cumprem um papel importante para o equilíbrio dos ecossistemas.

Serviço

Exposição Planeta Inseto - Museu do Instituto Biológico

Av. Dr. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana, São Paulo – SP

Visitação de terça a domingo, das 9h às 16h

Entrada gratuita

Informações: (11) 2613-9500 ou planetainseto@biologico.sp.gov.br .

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias