Professora aposentada Ivacilda Fonseca instalou um gerador na Cachoeira do Aruã

Publicado em 23/12/2016 - 12:35 Por Mariana Tokarnia / Agência Brasil - Santarém (PA)
Atualizado em 23/12/2016 - 12:35

 A professora aposentada Ivacilda Fonseca instalou um gerador na Cachoeira do Aruã para levar energia à comunidade.

Próxima à Resex, na comunidade Cachoeira do Aruã, a energia já é realidade para parte da comunidade de forma ininterrupta. Como o nome diz, Cachoeira do Aruã abriga uma das poucas quedas d´água em pleno Rio Arapiuns. E foi com a força dessas águas que dois moradores conseguiram fazer funcionar um gerador que fornece eletricidade para a comunidade.

Apesar de ter nascido na comunidade, Maria Ivacilda Fonseca Soares, 69 anos,  se mudou para Santarém ainda pequena e só voltou para reserva há pouco mais de dez anos quando o marido, José Maria Cosmo Soares, foi trabalhar na escola local. Durante dois anos, José Maria trabalhou junto com a comunidade para construir uma roda de madeira e conseguir gerar energia para a escola, para a própria casa e a igreja.

Maria Ivacilda conta que, quando se mudou novamente para Cachoeira do Aruã, tinha a expectativa de ainda contar com os confortos da cidade. "Começamos a gastar dinheiro próprio, compramos gerador. Algumas vezes íamos na sucataria para comprar mais barato, outras vezes, pedíamos doação dos parentes de Santarém."

Não demorou muito e ela entrou em contato com o Ministério de Minas e Energia pedindo ajuda para ampliar o fornecimento de energia. Com a ajuda de organizações não governamentais, ela conseguiu ampliar a rede para o restante da comunidade.

Edição: Luciano Campanato / Agência Brasil

Últimas notícias