Funcionários públicos gregos protestam contra demissão de 11,5 mil

Publicado em 28/02/2014 - 13:03 Por *Da Agência Brasil - Brasília

Funcionários públicos gregos em risco de serem demitidos manifestaram-se hoje (28) em Atenas. Os manifestantes marcharam até o Ministério das Finanças, na Praça Syntagma, em frente ao Parlamento grego, e foram dispersados pela polícia. A marcha ocorreu simultaneamente a uma reunião entre representantes do governo e da chamada Troika, formada pela Comissão Europeia,  pelo Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os trabalhadores, em sua maioria professores, funcionários de limpeza e contínuos, protestavam contra a eliminação de 11,5 mil postos de trabalho prevista para este ano. A Grécia comprometeu-se com a Troika a eliminar os postos este ano, além de 3,5 mil pessoas já demitidas e 20 mil transferidas em 2013.

“O nosso compromisso foi [eliminar] 15 mil empregos no setor público em 2013 e 2014. Esse objetivo vai ser alcançado, disse o ministro da Administração Pública da Grécia, Kyriakos Mitsotakis.  Desde segunda-feira (24), a Troika e o governo fazem o exame regular das contas gregas, a fim de desbloquear a próxima prestação do empréstimo ao país, que está em crise.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias