Ucrânia: presidente anuncia trégua e negociações com opositores

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, teve conversas privadas

Publicado em 19/02/2014 - 19:21 Por Da Agência Lusa - Kiev

Ucrânia

Nos protestos da Ucrânia, pelo menos manifestantes foram 26 mortos e 241 feridosAgência Lusa

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, anunciou hoje (19) uma “trégua” e o início de negociações com a oposição, depois de conversações privadas com três líderes opositores, segundo comunicado oficial na página da Presidência na internet.

“Baseados nos resultados da reunião, as partes anunciaram uma trégua e o início de negociações que visam a acabar com o derramamento de sangue e estabilizar a situações do país em benefício da paz civil”, diz o comunicado.

Após várias semanas de calma, Kiev voltou na terça-feira (18) a ser palco de violentos confrontos entre ativistas antigovernamentais e forças de segurança, que acabariam por lançar um assalto, com recurso a blindados e canhões de água, contra os manifestantes concentrados na Praça da Independência. Os ativistas responderam com coquetel-molotov e petardos.

Os recentes acontecimentos têm suscitado a condenação da comunidade internacional, nomeadamente na Europa e dos Estados Unidos, onde vários países admitiram a possibilidade de impor sanções contra os responsáveis pela repressão.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde ucraniano, os confrontos fizeram pelo menos 26 mortos e 241 feridos hospitalizados, incluindo 79 políciais e cinco jornalistas.

Antes da assinatura do acordo, o Exército ucraniano foi autorizado a usar armas e restringir a circulação de pessoas, como "medidas antiterroristas" adotadas por Kiev para neutralizar “extremistas” infiltrados entre os manifestantes, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Defesa ucraniano.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias