Ucrânia: UE vai ampliar lista de pessoas alvo de sanções

Publicado em 20/03/2014 - 08:02 Por *Da Agência Brasil - Brasília

A União Europeia (UE) vai ampliar a lista de personalidades russas e ucranianas pró-Rússia com proibição de vistos e congelamento de bens, anunciou hoje (20) a chanceler alemã, Angela Merkel, admitindo a possibilidade de sanções econômicas em caso de escalada.

“No Conselho Europeu que começa hoje, os chefes de Estado e de governo da União Europeia vão determinar as sanções (da fase 2) decididas há duas semanas. Entre elas, está a ampliação da lista de pessoas afetadas pela proibição de vistos e congelamento de ativos”, disse Merkel aos deputados do Bundestag (Parlamento).

“Em caso de escalada (…) estamos prontos, a todo momento, para avançar à terceira fase das sanções e tratar, sem dúvida, de sanções econômicas”, adiantou, algumas horas antes da reunião do conselho em Bruxelas, na Bélgica. A anexação da Península da Crimeia à Rússia exige “uma resposta firme e unida da Europa e dos seus parceiros”, insistiu.

Sobre o futuro da Rússia no G8, que tem prevista uma cúpula em junho, a chanceler declarou: “enquanto não estiverem reunidas as condições políticas para um encontro desses não há G8, nem cúpula, nem o formato como tal”.

Os encontros preparatórios para a Cúpula do G8 na cidade russa de Sochi foram suspensos devido à situação na Crimeia.

Em relação às consultas governamentais entre a Alemanha e a Rússia, previstas para o fim de abril, ainda não há decisão. “O governo alemão decidirá se serão feitas ou não e de que forma”, disse Merkel.

Crimeia

*Com informações da Agência Lusa

 

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias