China quer parceria geral com o Timor Leste

Publicado em 08/04/2014 - 08:54 Por *Com informações da Agência Lusa - Brasília

A China quer estabelecer uma parceria geral com o Timor Leste, impulsionando o comércio e a cooperação bilaterais, disse hoje (8) o presidente chinês, Xi Jinping. O desejo foi manifestado durante encontro com o primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, que iniciou no domingo (6) visita oficial de uma semana à China.

"Boa vizinhança, amizade, confiança mútua, reciprocidade, respeito pela via de desenvolvimento escolhida pelo povo timorense, firme apoio comum aos interesses essenciais e as grandes preocupações de cada um serão as características da parceria", acrescentou o líder chinês, citado pela agência de notícias oficial Xinhua.

Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista Chinês, propôs "impulsionar a cooperação na construção de infraestrutura, comunicações, energia, agricultura e desenvolvimento de áreas econômicas especiais".

A agenda do primeiro-ministro timorense na China inclui a participação na conferência anual do Forum Boao, iniciada hoje na Ilha de Hainan, sob o tema Novo Futuro da Ásia: Identificando Novos Motores de Crescimento, que conta com a presença de chefes de governo de oito países.

Alem de Xanana Gusmão, estarão presentes os primeiros-ministros da Austrália, China, Coreia do Sul, do Cazaquistão, Laos, da Namíbia e do Paquistão.

Proposto no fim da década de 90 por vários estadistas asiáticos, o Forum Boao é "uma organização não governamental empenhada em promover e aprofundar o intercâmbio econômico, a coordenação e cooperação dentro da Ásia e entre a Ásia e outras partes do mundo".

Depois da conferência do Forum Boao, que vai até quinta-feira (10), Xanana Gusmão visitará as provincias chinesas de Fujian e de Hunan.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias