Debate na TV mantém clima de denúncias entre Santos e Zuluaga

A menos de três dias das eleições presidenciais, a Colômbia conseguiu

Publicado em 23/05/2014 - 05:51 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Bogotá

A menos de três dias das eleições presidenciais, a Colômbia conseguiu reunir pela primeira vez todos os candidatos para um debate na TV, na noite dessa quinta-feira (22).  Feito pelo canal privado RCN, o programa foi o primeiro a contar com a presença do presidente Juan Manuel Santos, candidato à reeleição. Ausente nos anteriores, Santos mudou de “estratégia” após apresentar queda nas pesquisas de intenção de voto e de ver o crescimento de Oscar Zuluaga, do Centro Democrático, partido do ex-presidente e senador eleito Álvaro Uribe. Grande parte do debate foi marcada pela troca de acusações e denúncias entre Santos e Zuluaga.

Os jornalistas que participaram do programa exploraram as denúncias, apresentadas nas últimas semanas, contra o publicitário da campanha santista, JJ Rendón, acusado de ter intermediado dinheiro do narcotráfico para a disputa presidencial de Santos em 2010. Outro tema foi o vídeo apresentado no último domingo (20), em que Oscar Zuluaga aparece conversando com o hacker Andrés Sepúlveda, funcionário de sua campanha, preso por espionar o processo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo.

Santos disse que não recebeu dinheiro do narcotráfico e Zuluaga negou que tivesse usado informações sobre o processo de paz para prejudicar a campanha santista. A insistência nas denúncias, nos primeiros blocos do debate, irritou os demais candidatos, que se referiram ao troca-troca de acusações como “guerra suja”.

Depois, todos os candidatos tiveram tempo para falar um pouco de seus projetos e mostrar tendências. Oscar Zuluaga manteve o posicionamento de que vai rever o processo de paz e que gostaria de um cessar-fogo total das Farc para continuar a negociação, caso seja eleito. Para analistas, essa posição não seria interessante para a guerrilha, porque representaria na prática “uma rendição”.  Os demais candidatos disseram que manteriam o processo de paz.

Em termos ideológicos, os candidatos se dividem desde a extrema direita até a esquerda. Oscar Zuluaga, do Centro Democrático, representa a extrema direita; Marta Ramírez, do Partido Conservador, a direita; Juan Manuel Santos, da coalizão Unidade Nacional, o centro-direita; Enrique Peñalosa, da Aliança Verde, centro-esquerda, e Clara López, do Pólo Democrático Alternativo e União Patriótica, a esquerda.

No encerramento do debate, um dos jornalistas perguntou se Santos e Zuluaga poderiam terminar o programa "fazendo as pazes". Um pouco mais descontraído que no começo, Santos retirou o bóton que representa uma pomba" da paz e o entregou a Zuluaga. "De minha parte, eu ofereço paz", disse. Zuluaga respondeu que "também queria paz" e os dois apertaram as mãos.  Hoje (23), os candidatos voltam a se encontrar para um último debate pela TV Caracol, emissora que disputa com a RCN a liderança da TV aberta privada no país.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.