Turquia detém 18 suspeitos de negligência na explosão que matou 301 mineiros

Publicado em 18/05/2014 - 14:30 Por Da Agência Lusa - ISTAMBUL

Dezoito pessoas foram detidas hoje (18) pela polícia turca, que investiga suspeitas de negligência na explosão de uma mina na cidade de Soma, onde morreram 301 mineiros. Entre os detidos estão os dirigentes da empresa que opera a mina no Oeste da Turquia.

As operações de socorro terminaram no sábado (17) após a recuperação dos corpos dos últimos mineiros que morreram no acidente.

Dezenas de procuradores foram destacados para investigar o fogo e a explosão provocados por uma falha elétrica na mina particular. A operadora da mina, a Soma Komur, negou veementemente qualquer negligência.

O relatório preliminar aponta várias violações às regras de segurança na mina, incluindo número insuficiente de detectores de monóxido de carbono e tetos de madeira em vez de metal.

O acidente motivou uma nova onda de protestos contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, acusado de ter negligenciado a segurança dos mineiros.

Na noite de sexta-feira (16), a polícia turca dispersou um grupo de cerca de 10 mil pessoas que protestavam em Soma contra as condições de trabalho dos mineiros, usando canhões de água e gás lacrimogéneo. 

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias