Farc oferecem trégua para segundo turno das eleições presidenciais

Publicado em 09/06/2014 - 16:43 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Bogotá

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deram início hoje (9) a um cessar-fogo unilateral com vigência até o dia 30 de junho. A trégua é para colaborar com o segundo turno das eleições presidenciais no país, marcado para o próximo domingo (15).

O comunicado, assinado pelo chefe da guerrilha, Rodrigo Londoño, o Timochenko, diz que “todas a unidades estão cientes da suspensão das ações ofensivas contra as forças inimigas [Estado colombiano] e contra a infraestrutura estatal durante o período fixado”.

A iniciativa é considerada um “gesto de boa vontade”, e é a segunda vez, em 50 anos, que uma trégua eleitoral é adotada. No primeiro turno das eleições, em 25 de maio, as Farc e o Exército da Libertação Nacional (ELN), promoveram um cessar-fogo conjunto.

No comunicado, as Farc reiteram o desejo de terminar o conflito. “Por obra da paz, a Colômbia pode ser um país extraordinário, vale a pena considerar esta possibilidade”, afirma a declaração.

Para o segundo turno, as Farc não anunciaram apoio formal ao presidente Juan Manuel Santos, candidato à reeleição contra o opositor Óscar Zuluaga, do Centro Democrático. A guerrilha negocia com Santos o fim do conflito armado, em um adiantado processo de negociação. As pesquisas de intenção de voto indicam empate técnico entre os candidatos.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias