Brasil cumprimenta Opaq por remoção de armas químicas na Síria

Publicado em 24/06/2014 - 14:27 Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O governo brasileiro cumprimentou hoje (24) a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) pela remoção completa das armas químicas declaradas pela Síria em seu território. O fim do processo de remoção foi anunciado ontem pela Opaq.

“O governo brasileiro reitera a expectativa de que a implementação exitosa das medidas relacionadas à eliminação das armas químicas sírias contribua para emprestar novo vigor à busca de uma solução negociada para o conflito naquele país e para atender às legítimas aspirações da sociedade síria”, disse o Ministério das Relações Exteriores, Luiz Alberto Fiqueiredo por meio de nota.

Os trabalhos de remoção do material começaram em janeiro, mas, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) que atuou em missão conjunta com a Opaq, 7,2% das armas químicas permaneciam em local de difícil acesso e poucas condições de segurança. Com o acesso ao local nas últimas semanas, as duas organizações declararam que 100% das armas químicas declaradas foram removidas ou destruídas.

“Além da ação da Opaq e da ONU, as autoridades sírias também destruíram os equipamentos de produção, mistura e carregamento das armas, munições e edifícios relacionados à produção”, declarou a ONU em comunicado.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias