Presidentes russo e ucraniano apelam para fim dos combates

Publicado em 06/06/2014 - 13:01 Por Da Agência Lusa - Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, e o ucraniano, Petro Poroshenko, apelaram hoje (6) para o fim dos combates na Ucrânia, durante um encontro de 15 minutos que ocorreu no âmbito das cerimônias de comemoração dos 70 anos do Desembarque na Normandia.

“Na sequência de um breve diálogo, Putin e Poroshenko pronunciaram-se pelo fim o mais rapidamente possível do derramamento de sangue no sudeste da Ucrânia”, declarou Dmitri Peskov, o porta-voz de Putin citado por agências noticiosas russas. Os presidentes também se pronunciaram pelo “fim das ações armadas dos dois lados, quer do lado das forças armadas ucranianas quer dos apoiantes da federalização da Ucrânia”, acrescentou.

Dezenas de chefes de Estado, incluindo o anfitrião e presidente francês François Hollande, o presidente dos EUA Barack Obama e a chanceler alemã Angela Merkel participam das cerimônias.

Na reunião, que ocorreu na véspera da posse de Poroshenko no parlamento de Kiev, os dois responsáveis abordaram a possibilidade de um cessar-fogo” nos “próximos dias”, de acordo com os círculos próximos de Hollande.

Fontes da presidência francesa asseguraram ainda que Moscou vai enviar no sábado um embaixador a Kiev.

Últimas notícias