Governo retira nove brasileiros da Faixa de Gaza

Publicado em 16/07/2014 - 21:03 Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O governo retirou hoje (16) nove brasileiros da Faixa de Gaza e os levou para o Egito. De acordo com o Itamaraty, eles cruzaram a fronteira pelo posto de Rafah, foram recebidos por dois funcionários da Embaixada do Brasil no Egito e levados ao Cairo, capital egípcia, onde estão hospedados em hotéis.

A assessoria do Itamaraty informou à Agência Brasil que eles fizeram contato com representantes da Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, que presta serviços a brasileiros nos territórios palestinos. Eles fazem parte de um grupo de 15 brasileiros residentes na Palestina e, em sua maioria, têm dupla cidadania. Ainda de acordo com o Itamaraty, seis deles disseram que, por enquanto, preferem permanecer na Faixa de Gaza. 

Gaza tem 1,8 milhão de moradores e já enfrenta falta de água e energia.

Nesta quarta-feira, um avião israelense lançou folhetos com aviso para os mais de 100 mil moradores da região mudarem-se imediatamente para outro ponto da cidade. Em nove dias de confronto, os ataques israelenses sobre o território palestino já deixaram cerca de 200 mortos e 1,4 mil feridos, na maioria, civis. Entre os israelenses, duas pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias