Imprensa internacional repercute vitória da Argentina nos pênaltis

Publicado em 10/07/2014 - 09:37 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

banner Brasil 2014

O jogo difícil, que só foi resolvido nos pênaltis e levou a Argentina à final da Copa do Mundo, ganhou destaque na imprensa internacional. A capa do site do jornal argentino Clarín traz várias reportagens sobre a vitória da seleção. Com o título Romero foi o herói nos pênaltis: Argentina na final, o diário destaca a atuação do goleiro Romero, que defendeu duas cobranças e tirou a Holanda da final contra a Alemanha no Maracanã, no domingo (13).
 

Torcedores argentinos comemoram classificação para final da Copa do Mundo na Fifa Fan Fest (Valter Campanato/Agência Brasil)

Torcedores argentinos comemoram classificação para final da Copa do Mundo Valter Campanato/Agência Brasil

O jornal também mostrou a festa azul e branca em várias cidades argentinas e no monumento do Obelisco, no centro da capital Buenos Aires. Com o título Um 9 de julho inesquecível: com a ida para a final explodiu a festa, a publicação mostrou que a comemoração dos hermanos durou a noite inteira e entrou pela madrugada.

A capa do também argentino La Nación exaltou o goleiro Romero e lembrou que os argentinos chegam à final do Mundial depois de 24 anos, e o adversário será o mesmo, a Alemanha, que venceu a Copa de 1990 por 1 a 0. “Dramático. Sofrido. Emocionante. Comovedor. A seleção argentina avança no Mundial do Brasil com todos esses atributos como marca registrada”, diz a reportagem. O diário ainda ressaltou que os brasileiros agora estão torcendo pela Alemanha na final.

O jornal The New York Times destacou que depois de longos e sofridos 120 minutos de partida e de prorrogação, a Argentina conseguiu derrotar a Holanda por 4 a 2. A reportagem traz fotos da alegria de Romero e de Messi e a desolação do goleiro Jasper Cillessen. A publicação também comentou a rixa entre os torcedores brasileiros e argentinos e a música que faz comparações entre os seus maiores ídolos, Maradona e Pelé.

Com o título O pesadelo continua, a Argentina vai para a final, o jornal francês Le Monde faz referência ao pesadelo dos brasileiros de ter a Argentina na final e o medo de que seja campeã no Maracanã. “A Albiceleste reencontra o topo do Mundial após a final na Itália em 1990, perdida contra...a Mannschaft [apelido da seleção alemã]”, escreve o diário.

A agência alemã de notícias Deutsche Welle classificou o jogo de fraco. “Com poucas chances de gol, Holanda e Argentina precisaram ir à disputa por pênaltis nesta quarta-feira, em São Paulo, para definir o adversário da Alemanha na grande final da Copa do Mundo de 2014. Argentina e Alemanha fazem agora a reedição da final da Copa de 1990, justamente a última vez em que os alemães levantaram a taça e a última vez que os argentinos estiveram na final”, diz a reportagem.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias