Mahmoud Abbas pede à ONU para colocar Palestina sob proteção internacional

Publicado em 13/07/2014 - 15:34 Por Da Agência Lusa - Brasília

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) para colocar o Estado da Palestina sob a “proteção internacional” das Nações Unidas por causa da deterioração da situação na Faixa de Gaza, anunciou hoje (13) a Organização de Libertação da Palestina (OLP).

Abbas entregou uma carta ao coordenador da ONU para o processo de paz no Médio Oriente, Robert Serry, dirigida ao Ban Ki-moon, para “colocar oficialmente o Estado da Palestina sob o regime de proteção internacional da ONU”, informou a OLP.

O presidente da Autoridade Palestina solicitou ainda a criação imediata de uma comissão de inquérito, segundo comunicado. “A direção palestina está determinada a tomar medidas concretas para enfrentar a horrível situação em Gaza”, disse Hanan Ashrawi, membro do comitê executivo da OLP.

A direção da OLP quer ainda pedir uma reunião de urgência do Conselho dos Direitos Humanos da ONU sobre a degradação das condições em Gaza e as violações por Israel do direito internacional e da legislação humanitária internacional.

No total, 162 pessoas morreram e 1.085 ficaram feridas na sequência dos ataques aéreos israelenses iniciados na terça-feira (8).  A nova espiral de violência foi desencadeada após o sequestro e homicídio em junho de três jovens israelenses na Cisjordânia, um ataque que Israel atribuiu ao Hamas, seguido da morte de um jovem palestino queimado em Jerusalém por extremistas judeus.

Últimas notícias