Irã suspende embargo à carne bovina de Mato Grosso

O país havia embargado a carne devido à constatação de um caso atípico

Publicado em 25/08/2014 - 13:57 Por Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Abate de gado, em 2013, é recorde se comparado a 2012 segundo o IBGE

Irã suspende embargo à carne bovina de Mato GrossoAgência Brasil/Arquivo

O Irã suspendeu o embargo de carne bovina proveniente de estado de Mato Grosso, informou hoje (25) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Ontem (24), o ministros da Agricultura do Irã e do Brasil, Mahmoud Hojjati e Neri Geller, reuniram-se para tratar do assunto.

O Irã havia embargado a carne bovina do estado em maio, devido à constatação do caso atípico de vaca louca. Geller explicou que o animal identificado foi caso isolado e não representou risco algum para a sanidade animal e à saúde pública. Nos outros estados as exportações de carne para o país não foram interrompidas. Este ano, até o momento foram exportados 52 milhões de quilos de carne bovina para o Irã, num total de US$ 238 milhões.

Durante a reunião, Geller entregou para as autoridades do Escritório Veterinário Iraniano propostas de certificados sanitários internacionais que poderão abrir mercado para bovinos vivos, ovos férteis e material genético bovino.

Outro resultado do encontro foi o acerto entre os ministros para a criação de um grupo de trabalho que discutirá a cooperação na área agrícola entre os dois países, informou o ministério. Além de carne bovina, o Brasil exporta soja e carne de frango para os iranianos.

Depois da visita ao Irã, Geller vai ao Egito, onde tem um encontro com o ministro da Agricultura daquele país, Adel  El-Beltagy, na próxima quinta-feira (28). Na reunião, o governo brasileiro também vai negociar com o Egito o fim do embargo à carne bovina de Mato Grosso.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias