EUA não se deixarão intimidar pela execução de jornalista, diz Obama

Publicado em 03/09/2014 - 20:46 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Washington

A Casa Branca prometeu hoje (3) intensificar a luta contra o Estado Islâmico - grupo extremista muçulmano - que atua na Síria e no Iraque, após a confirmação da autenticidade do vídeo que exibe a decapitação do jornalista americano Steve Sotloff, 31 anos, pelo grupo. O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que os Estados Unidos "não se deixarão intimidar" pela execução do jornalista, o segundo profissional decapitado pelo Estado Islâmico em menos de um mês.

"Não nos deixaremos intimidar, mas sabemos que neutralizar o grupo [Estado Islâmico], vai levar tempo", disse Obama durante uma conferência da imprensa hoje em Tallin, capital da Estônia. Em tom mais duro, o vice-presidente americano, Joe Biden disse que os Estados Unidos continuarão a perseguição ao grupo.

"O Estado Islâmico deveria saber que nós vamos persegui-lo até a porta do inferno para fazer justiça pelos crimes que ele cometeu", disse, em declarações veiculadas pelas TVs americanas, durante uma audiência do Partido Democrata em New Hampshire.

A autenticidade do vídeo foi confirmada hoje pelo Conselho de Segurança Nacional americano. No material divulgado ontem (2),  o jornalista Stepen Sotloff é decapitado do mesmo modo que o também jornalista americano James Foley, que teve a decapitação divulgada pelo Estado Islâmico  há duas semanas. Nos dois vídeos veiculados, a organização ameaça os Estados Unidos e exige que o país "deixe de atacar" o Estado Islâmico no território iraquiano.

Após a divulgação do material, a União Europeia (UE) também demonstrou apoio à luta contra o Estado Islâmico. "O vil assassinato do jornalista americano Steven Sotloff é uma nova demonstração do Estado Islâmico para continuar e estender sua estratégia de terror", declarou  em um comunicado divulgado hoje.

Ontem, antes da confirmação da veracidade do material, o presidente francês, François Hollande, também deu declarações sobre o vídeo. "Este ato bárbaro revela a natureza desprezível do Estado Islâmico”, disse.
 

Entenda o Estado Islâmico

* Com informações da Casa  Branca

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.