Japão retoma buscas por vítimas de erupção de vulcão

Publicado em 01/10/2014 - 08:22 Por Da Agência Brasil* - Brasília

Pessoas são resgatadas de áreas próximas ao Monte Ontake, no Japão (Lusa/Direitos Reservados)

Pessoas são resgatadas de áreas próximas ao Monte Ontake, no Japão (Lusa/Direitos Reservados) EPA/Departamento de Incêndio de Tóquio/Agência Lusa/Direitos Reservados

As operações de resgate das vítimas da erupção do vulcão no Monte Ontake, na Região Central do Japão, foram retomadas hoje (1º). A polícia confirma a morte de 25 pessoas até o momento. Além disso, 69 ficaram feridas.

As buscas foram suspensas ontem (30) devido ao risco de novas erupções. Mais de mil homens da polícia, dos bombeiros e do Exército estão envolvidos nas operações de resgate.

O vulcão – segundo maior do país, com 3.067 metros de altura – começou a expelir fumaça, cinzas e rochas na madrugada de sábado (27). Centenas de pessoas faziam caminhada perto do vulcão no momento da erupção, e a maioria conseguiu deixar a área ou foi retirada com a ajuda de helicópteros militares.

A última grande erupção do Monte Ontake ocorreu em 1979, quando mais de 200 mil toneladas de cinzas foram expelidas, de acordo com estimativas das autoridades do país.

* Com informações da Agência Lusa e da NHK

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias