Manifestantes e autoridades de Hong Kong concordam em dialogar

Publicado em 07/10/2014 - 10:29 Por Da Agência Brasil* - HONG KONG

Manifestantes estudantis e autoridades do governo em Hong Kong deverão estabelecer, hoje (7) à noite, as logísticas de um diálogo oficial. Contudo, ainda não está claro se o impasse poderá ser resolvido. Os manifestantes têm ocupado as ruas de Hong Kong desde o dia 28 de setembro. Eles exigem uma eleição totalmente democrática para o próximo chefe do Executivo do território.

Ontem (6), as duas partes concordaram em iniciar as conversações. Os estudantes sustentaram que não vão deixar de fazer seus apelos aos manifestantes até que suas demandas sejam atendidas. Nesse meio tempo, Leung Chun-ying, chefe do Executivo de Hong Kong, disse que a polícia adotará uma firme ação contra aqueles que usarem da violência.

"Vamos ter várias rodadas de negociação", explicou Lester Shum, secretário-geral adjunto da Federação de Estudantes de Hong Kong, uma das organizações que lidera o movimento.

Já Ray Lau, responsável pelos assuntos constitucionais da China Continental, manifestou "esperança" que se possa "exprimir o respeito mútuo" durante essas discussões. Ray Lau deve ter um encontro nesta terça-feira com os estudantes para fixar a data e o local para a abertura das negociações com a número dois do Executivo local, Carrie Lam.

Depois de uma semana intensa, o número de manifestantes pró-democracia nas ruas de Hong Kong diminuiu hoje. Entre 200 a 300 manifestantes estavam nos três principais locais da cidade onde se juntaram dezenas de milhares de pessoas nos últimos dias.

Ontem, a cidade estava relativa normalidade, com a maioria dos funcionários voltando ao trabalho, as escolas reabrindo e o fim do bloqueio à sede do governo. Ainda assim, algumas rodovias continuam bloqueadas devido às barreiras que se mantêm nas ruas.

*Com informações das agências Lusa e NHK

Últimas notícias