Nobel de Literatura premia o francês Patrick Modiano

Suecos lotam livrarias em busca de livros de Modiano

Publicado em 09/10/2014 - 09:15 Por Da Agência Lusa - Estocolmo

Suecos lotam livrarias de Estocolmo em busca de livros do francês Patrick Modiano, minutos depois de ele ter sido anunciado vencedor do Nobel de Literatura

Suecos lotam livrarias de Estocolmo em busca de livros do francês Patrick Modiano, minutos depois de ele ter sido anunciado vencedor do Nobel de LiteraturaHenrik Montgomery/TTNews Agency/Lusa/Direitos Reservados

O Prêmio Nobel de Literatura foi concedido ao escritor francês Patrick Modiano, anunciou hoje (9) o júri. "Por meio da arte da memória, ele evocou os mais inapreensíveis destinos da humanidade”, afirmou o secretário permanente do Comitê do Nobel, Peter Englund, ao anunciar o nome de Patrick Modiano.

Modiano, de 69 anos, recebeu algumas das mais importantes premiações francesas como o Prêmio Goncourt, em 1978, o Grande Prêmio de Romance da Academia Francesa, em 1972, e o Grande Prêmio Nacional das Letras de França, em 1996.

Patrick Modiano, o décimo quinto autor francês agraciado com o Nobel da Literatura, é considerado um mestre da literatura francesa contemporânea. Ele é autor de mais de 30 títulos, muito marcados pela experiência da 2ª Guerra Mundial e pelas sequelas da ocupação nazista.

O prêmio será entregue em uma cerimônia em Estocolmo, em 10 de dezembro, dia do aniversário do industrial Alfred Nobel, que instituiu a premiação.

No ano passado, a vencedora foi a canadense Alice Munro.

Últimas notícias