BCE assume hoje a supervisão dos 120 maiores bancos europeus

Publicado em 04/11/2014 - 09:50 Por Da Agência Lusa - Lisboa

O Banco Central Europeu (BCE) assume a partir de hoje (4) as suas funções de supervisão sobre os 120 principais bancos da zona euro. Na segunda-feira, a entidade liderada por Mario Draghi garantiu estar preparada para assumir o desafio. Informou que as estruturas de governança do Mecanismo Único de Supervisão (MUS) estão "inteiramente operacionais".

Dos 130 bancos submetidos às avaliações conjuntas do BCE e da Autoridade Bancária Europeia (EBA), 25 falharam: a Itália foi o país mais afetado, com nove bancos reprovados no exame.

Em Portugal, o Banco Comercial Português (BCP) foi o único dos três bancos portugueses que falhou no cenário mais adverso dos testes de estresse conduzidos pelas autoridades europeias, enquanto a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco BPI passaram nas avaliações.

As regras europeias ditam que os bancos mais representativos do sistema passam para a alçada de supervisão direta do BCE caso tenham ativos superiores a 30 bilhões de euros ou representem mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país de origem.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.