Burkina Faso: União Africana nomeia enviado especial

Publicado em 04/11/2014 - 07:22 Por Da Agência Lusa - Adis Abeba

A União Africana (UA) informou hoje (4) ter nomeado um ex-primeiro-ministro do Togo como enviado especial a Burkina Faso, em meio à revolta popular que derrubou o regime do presidente Blaise Compaoré.

A presidenta da comissão da UA, Nkosazana Dlamini-Zuma, designou Edem Kodjo enviado especial do bloco nessa segunda-feira (3) à noite, depois de o Conselho de Paz e Segurança ter dado ao regime duas semanas para a volta de um governo civil.

A nomeação, disse Nkosazana Dlamini-Zuma em comunicado, “faz parte dos esforços da União Africana para facilitar a solução da crise que Burkina Faso enfrenta”.

Edem Kodjo vai trabalhar para apoiar uma rápida transição, civil, democrática e consensual, que irá conduzir à realização, o mais breve possível, de eleições livres, justas e transparentes, acrescentou.

O presidente Blaise Compaoré deixou o poder na última sexta-feira (31), após 27 anos, depois de manifestações e protestos populares exigindo a sua saída.

O Exército indicou o tenente-coronel Isaac Zida para liderar o período de transição, mas os partidos de oposição e as organizações da sociedade civil exigiram uma transição "democrática e civil", recusando a apropriação do poder pelos militares.

Últimas notícias