Chefes de Estado se reúnem hoje em cúpula da Apec

Publicado em 10/11/2014 - 10:02 Por Da Agência Brasil* - Brasília

Começou nesta segunda -feira (10) o encontro dos líderes dos países-membros da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), em Pequim, na China. Os chefes de Estado Barack Obama (Estados Unidos), Vladimir Putin (Rússia), Shinzo Abe (Japão) e o presidente chinês, Xi Jinping, já começaram as conversas e fizeram discursos sobre a economia e o futuro do bloco.

Hoje devem ser discutidos o aprofundamento da integração econômico-regional e o aperfeiçoamento da infraestrutura da região. Amanhã (11), as reuniões devem focar nos investimentos.

Após dois anos de poucos contatos entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o seu colega japonês, Shinzo Abe, os dois tiveram uma reunião em que anunciaram diversas parcerias e melhorias em acordos. Xi Jinping disse que os dois países devem ter um "relacionamento estável e saudável". Os chineses esperam que as relações bilaterais voltem a ser normalizadas e pediram que os japoneses cumpram compromissos assinados há alguns anos.

Shinzo Abe disse que o "desenvolvimento pacífico da China oferece importantes oportunidades ao Japão". Entre os pontos de discórdia na relação das duas nações, está o problema das ilhas Senkaku. Elas não são habitadas e são controladas por Tóquio. O governo central da China diz que elas pertencem ao país .

*Com informações da Agência Ansa

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.