Namíbia realiza primeira eleição na África com urnas eletrônicas

Publicado em 26/11/2014 - 11:10 Por Da Agência Lusa - Windhoek

A Namíbia promove na próxima sexta-feira (28) o primeiro pleito com voto eletrônico na África para eleições presidenciais e legislativas do país.

Cerca de 1,2 milhão de eleitores serão chamados a comparecer nos 4 mil pontos de votação espalhados pelo país africano, conquistado e administrado pela África do Sul a partir de 1915, após a colonização alemã, até a independência.

Os eleitores vão usar, pela primeira vez, urnas eletrônicas de fabricação indiana.

Os partidos da oposição, que temem fraudes ou falhas – apesar das autoridades garantirem segurança no sistema eletrônico – tentaram apresentar recurso de última hora para adiar a votação, mas a estratégia não funcionou.

Nove candidatos concorrem às eleições presidenciais, representando partidos que vão desde os Combatentes para a Liberdade Econômica, de extrema-esquerda, ao Partido Republicano, apoiado pela minoria branca. O candidato apontado como provável vencedor é o primeiro-ministro Hage Geingob, de 73 anos.

Geingob, que foi primeiro-ministro durante 12 anos após a independência do país, voltou a ocupar o cargo em 2012 e deve suceder o chefe de Estado cessante, Hifikepunye Pohamba, que já cumpriu dois mandatos.
 

Últimas notícias