Ucrânia: Kiev impõe controle de passaportes nas áreas controladas por rebeldes

Publicado em 06/11/2014 - 12:55 Por Da Agência Lusa - Kiev

Crimeia imagem

Ucrânia: Kiev impõe controle de passaportes nas áreas controladas por rebeldesArte/Dijor

A Ucrânia impôs hoje (6) o controle de passaportes das áreas dominadas pelos rebeldes separatistas no Leste do país, anunciou o serviço de proteção de fronteiras. Os cidadãos ucranianos podem viajar para aquelas zonas, na condição de mostrarem os passaportes, segundo um comunicado.

Os estrangeiros serão encaminhados para o serviço alfandegário para determinar o objetivo da visita e terão de apresentar o passaporte e o visto requerido, informou o comunicado.

Um dos responsáveis pelo serviço de fronteira, Serguei Astakhov, assegurou que a medida não significa que a Ucrânia esteja abandonando o Leste separatista, mas reforça a sua defesa no conflito com as milícias pró-russas. “É território ucraniano, mas, uma vez que os rebeldes estão no camando temporariamente, temos de efetuar os controles necessários”, disse Serguei Astakhov.

“Está também relacionado com o fato de que russos armados estão entrando livremente nestes territórios, por meio de postos de controle na fronteira russo-ucraniana adiminstrados pelos rebeldes. Temos de tomar medidas para que não vão além da zona da operação antiterrorista”, acrescentou.

O anúncio de hoje é o segundo nos últimos dois dias do governo de Kiev, com medidas para isolar as áreas rebeldes do Leste do país. Na quarta-feira (5), o primeiro-ministro, Arseni Iatseniuk, anunciou a suspensão do pagamento de prestações sociais, incluindo pensões, nas zonas controladas pelos rebeldes.

As medidas são uma reação de Kiev às eleições de domingo ( 2) nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, reconhecidas unicamente pela Rússia e consideradas ilegais e contrárias ao plano de paz pela Ucrânia e aliados ocidentais.

O conflito no Leste da Ucrânia, iniciado em abril, já fez 4 mil mortos.

Últimas notícias