Ucrânia: Kiev prepara-se para operações de combate no Leste

Publicado em 12/11/2014 - 14:29 Por Da Agência Lusa - Kiev

O ministro da Defesa ucraniano, Stepan Poltorak, disse hoje (12) que as Forças Armadas ucranianas estão se preparando para ações de combate no Leste, devido à “atividade crescente” da Rússia e dos separatistas pró-russos.

“Observamos um reforço da parte dos grupos terroristas (forma como o governo ucraniano designa os separatistas pró-russos do Leste) e também da parte da Rússia. Observamos os seus movimentos, sabemos onde estão e esperamos ações imprevisíveis da parte deles”, relatou Poltorak durante uma reunião do Conselho de Ministros.

“A nossa tarefa principal é nos preparar para operações de combate. Estamos fazendo isso”, acrescentou. Segundo o ministro, a zona de conflito está, no momento, “complicada mas estável”. Poltorak explicou que as forças ucranianas nas regiões de Donetsk e Lugansk “serão reposicionadas” para estarem em condições de enfrentar “ações imprevistas de unidades armadas” em território controlado pelos rebeldes.

O ministro do Interior, Arsen Avakov, anunciou um reforço da segurança em torno de Mariupol, porto estratégico do Mar de Azov que é visado pelos rebeldes. Avakov disse ainda que as autoridades ucranianas vão reforçar a proteção de instalações estratégicas como as centrais nucleares ou os gasodutos.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte confirmou hoje informações que várias colunas militares com equipamento e forças de combate russas entraram em território ucraniano nos últimos dois dias.
A situação era denunciada pelas autoridades de Kiev, que lamentaram a violação do acordo de paz assinado, em setembro, em Minsk entre a Ucrânia e os separatistas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano enviou, na terça-feira (11), uma nota de protesto a Moscou pela entrada das colunas militares.

Últimas notícias