Ativistas pró-democracia de Hong Kong são impedidos de entrar em Macau

Publicado em 19/12/2014 - 10:55 Por Da Agência Lusa - Macau

epa04437796 A yellow umbrella and flowers are seen near the pro-democracy protester's tent during the mass civil disobedience campaign Occupy Central, in Mong Kok, Hong Kong, China, 09 October 2014. Hong Kong'

Os ativistas desembarcaram no terminal marítimo entoando palavras de ordem e com guarda-chuvas amarelos – símbolo do movimento pró-democracia em Hong KongMast Irham/Agência Lusa/direitos reservados

Quatorze ativistas pró-democracia e quatro jornalistas de Hong Kong foram impedidos hoje (19) de entrar em Macau (região administrativa especial da China). Os ativistas pretendiam entregar uma carta pedindo o sufrágio universal ao presidente chinês, Xi Jinping, que chegou nesta sexta-feira a Macau para as comemorações do 15º aniversário da transição do território para a China, a informação é da Rádio e Televisão Pública de Hong Kong.

O grupo de ativistas incluía o líder da Liga dos Sociais-Democratas, Leung Kwok-hung, e membros do Partido do Poder Popular. No terminal marítimo, os ativistas entoaram palavras de ordem e abriram guarda-chuvas amarelos – o símbolo do movimento pró-democracia em Hong Kong.

Os 14 ativistas foram barrados na chegada ao terminal marítimo de Macau e enviados de volta para Hong Kong. Quatro jornalistas do Apple Daily, que planejavam fazer a cobertura da visita do presidente chinês a Macau, também tiveram negada a entrada na região.

Quando retornaram a Hong Kong, os ativistas mostraram documentos que indicavam que a entrada em Macau tinha sido recusada. Segundo os documentos, eles foram impedidos de entrar por "fortes indícios" de que iriam realizar atividades que ameaçam a segurança pública de Macau.

Últimas notícias