Hong Kong: manifestantes detidos já foram libertados

Publicado em 12/12/2014 - 09:02 Por Da Agência Lusa - HONG KONG

epa04437794 Pro-democracy protesters take a rest during the mass civil disobedience campaign Occupy Central, in Mong Kok, Hong Kong, China, 09 October 2014. Hong Kong's Chief Executive Leung Chun-ying received mill

Protestantes pró-democracia descansam durante protesto por mais participação política que fechou ruas de Hong Kong, na ChinaMAST IRHAM

Os 247 manifestantes pró-democracia, detidos nessa quinta-feira (11) em Hong Kong, durante operação de desbloqueio das ruas, já foram libertados. Alguns, incluindo os 15 deputados pró-democratas e o líder estudantil Alex Chow, não pagaram fiança e não estão obrigados a se apresentar à polícia, apesar de as autoridades se reservarem o direito de vir a apresentar queixa. Outros tiveram de pagar fiança e terão de se apresentar posteriormente.

Ontem, a circulação na cidade voltou ao normal, com fluxo ininterrupto de veículos em Admiralty, umas das áreas mais movimentadas de Hong Kong e que os estudantes conseguiram bloquear nos últimos dois meses.

A operação de retirada de barricadas e tendas, em uma região onde fica a sede do governo, ocorreu sem violência.

"Não diria que o movimento acabou em vitória, mas também não acho que falhamos", disse Alex Chow, presidente da Federação dos Estudantes, uma das principais associações promotoras do protesto, momentos antes de ser detido.

O movimento tem como objetivo mostrar o descontentamento popular perante a decisão de Pequim de autorizar, em 2017, a eleição direta do chefe de Governo, com aprovação prévia dos candidatos por um comitê eleitoral. Para os manifestantes, o método aprovado não constitui o objetivo que pretendem, ou seja, escolher livremente e sem restrições o líder do Executivo local.

Últimas notícias